Com configuração robusta e componentes de qualidade, MTB pedelec brasileira custa menos da metade do preço das similares importadas
Não há a menor dúvida: 2017 será o ano das bicicletas eletricamente assistidas (pedelecs). Basta observar o crescimento na oferta de novos modelos destinados à prática do MTB.Disposta a garantir sua fatia neste mercado, a empresa brasileira General Wings lançou a 3 Toros, a primeira bicicleta mountain bike nacional equipada com motor elétrico.
Construída a partir de um robusto porém leve quadro de alumínio com geometria sloped (inclinada) no tubo superior, o que deixa o ciclista em uma posição mais esportiva que na maioria das bicicletas elétricas disponíveis no mercado brasileiro. Seu tubo do selim, inclinado para trás, distribui melhor o peso do ciclista para perto da roda traseira, para compensar o peso do motor e da bateria, situados no triângulo dianteiro do quadro.
Com potência variável entre 350W a absurdos 750W, o motor da 3 Toros é localizado na caixa de centro da bike, o que contribui para sua estabilidade, mesmo durante arrancadas, já que não há a sensação de ser ‘empurrado’ ou ‘puxado’ que ocorre nas bicicletas com motores embutidos nos cubos das rodas. Por outro lado, seu torque elevado (100Nm) permite uma aceleração linear e suave, que faz com que a 3 Toros possa atingir facilmente sua velocidade máxima de 45km/hora.
Para alimentar o motor, é utilizada uma bateria recarregável de lítio-íon, de 48 volts e 11,6 amperes, localizada no tubo inferior do quadro e capaz de proporcionar uma autonomia mínima de 40km. De acordo com o fabricante, esta autonomia pode ser dobrada (80 km) dependendo de condições otimizadas de terreno, peso do condutor e calibragem de pneus.
Através de um painel de controle com tela de LCD instalado no guidão da 3 Toros, é possível a velocidade em curso, distância total e parcial e autonomia da bateria, entre outros dados.
É possível também controlar o nível máximo de potência do motor, através de 5 níveis de potência pré-programados, de forma a evitar acidentes com condutores menos experientes neste tipo de bicicleta. Toda a operação do painel de controla é feita com o auxílio de três botões no punho esquerdo do guidão.
De nada adianta um bom quadro com motor se os componentes utilizados em sua montagem não tiverem a mesma qualidade. Pensando nisto, a General Wings equipou sua bicicleta com o grupo de transmissão Shimano Deore de 10 velocidades, com cassete 11-36 dentes. A 3 Toros utiliza freios a disco hidráulicos da Shimano e o amortecedor dianteiro Onix Dark, topo de linha da marca nacional Proshock, com acionamento a ar e óleo e apenas 1.780 gramas de peso.
A única nota discrepante foi a utilização do pneu urbano Maxxis Torch. Uma e-MTB como esta quase que suplica por uns pneus mais agressivos de trilha, em nossa modesta opinião.
Para alavancar a primeira tiragem da 3 Toros, a General Wings criou uma campanha no site de financiamento coletivo Kickante, onde a bicicleta pode ser adquirida em regime de pré-venda por R$ 11,8 mil, quase 18 mil reais mais barata que a Specialized Turbo FLR, modelo mais barato do fabricante norte-americano.
De acordo com o fabricante, a campanha é flexível, ou seja, todas as bicicletas adquiridas serão entregues em outubro, independente da meta da campanha (R$ 295 mil) ter sido atingida ou não.
Especificações técnicas
3Toros 2017 E-29ER Sport Pedelec
- Torque do motor: 100 Nm
- Potência do motor: 350/750 Watts
- Bateria: Lítio-íon 48 Volts / 11,6 Ah
- Autonomia: 40 a 80km
- Velocidade máxima: 45km/hora
- Quadro: Alumínio E-29ER HT
- Tamanhos: 17,5 e 19
- Garfo: Proshock Ônix Dark
- Trocador de marchas: Shimano Deore 10 velocidades
- Câmbio traseiro: Shimano Deore 10 velocidades
- Cassete: Shimano Deore 10 velocidades 11/36 dentes
- Pneus: Maxxis Torch 29″ x 2,10′
- Peso total: 18,7kg
General Wings – Fundada em 2009 no Guarujá, por Ricardo De Féo, executivo que trabalhou oito anos como gerente comercial da Volkswagen, a General Wings tem sua sede no bairro paulistano de Vila Olímpia.
Especializada em bicicletas pedelecs, a empresa possui uma linha de três modelos disponíveis, além da 3 Toros: a urbana Villaggio City e as MTBs Java Lite e King Lite.