Para a próxima temporada, as duas bicicletas full suspensions mais versáteis da marca estadunidense reservam poucas, mas importantes alterações, incluindo a utilização do padrão de eixos Boost e a adoção do sistema de transmissão de 1x velocidade na linha Stumpjumper.
Specialized Stumpjumper
Com alterações em sua maioria puramente estéticas, o quadro da linha Stumpjumper 2017 está ligeiramente mais largo em sua balança traseira, de forma a compatibilizar-se com eixos de 148mm padrão Boost e, por consequência, com o formato de rodas 27.7″+ (Plus).
Outra mudança significativa é a ausência de ancoragem para câmbios dianteiros, o que torna a nova Stumpjumper incompatível com transmissões de coroa dupla ou tripla.
O exclusivo sistema SWAT de armazenagem conta agora com uma nova pintura especial no compartimento localizado atrás do suporte de garrafa, para facilitar a localização de objetos em seu interior.
Entre as diversas configurações da linha haverá a opção de montagem com os novos amortecedores e garfos de suspensão da marca sueca Öhlins.
Specialized Camber
Entre a linha Camber 2017, a principal novidade em relação aos modelos atuais é a ausência do amortecedor traseiro ‘inteligente’ Brain, substituído por modelos da Fox, RockShox e X-Fusion.
Além disso, a linha passa a oferecer dois modelos específicos para mulheres, equipados com rodas 27.5″, uma em carbono e outra versão, mais econômica, em alumínio.
De acordo com a Specialized, as novas Stumpjumper serão comercializadas com preços a partir de R$ 17.999,00 (Stumpjumper FSR Comp 650B) a R$ 54.990,00 (S-Works Stumpjumper FSR 29 Carbon).
Já a linha Camber será comercializada com preços a partir de R$ 11.799,00 (Camber 29) a R$ 57.999,00 (S-Works Camber FSR 29). A versão feminina da Camber será vendida no Brasil por R$ 11.799,00 (com quadro em alumínio) e R$ 24.799,00 (carbono).