Ao lado do multicampeão Odair Pereira, atleta de 42 anos venceu o Warm Up Brasil Ride em Florianópolis na categoria Dupla Master
Acordar cedo, pegar a bicicleta e partir para o pedal. Depois disso, descansar, afinal ainda terá que encarar uma seção de treinamentos na parte da tarde. Pode até parecer, mas essa não é a rotina de um atleta profissional de mountain bike, speed ou downhill. Esse é o cotidiano de Claudemir Dias, o Peixeiro, um apaixonado por esporte que, aos 42 anos, carrega de uma história incrível.Superação todos os dias – Claudiomir vive com o fruto do seu trabalho vendendo peixes pelos municípios vizinhos a Florianópolis, em Santa Catarina, na parte da manhã. Ele levanta cedo para buscar a mercadoria direto na mão os pescadores da região. Então, ele os limpa, faz os filés, coloca tudo na bicicleta e, pedalando, vende pelas estradas de terra de Tijucas, Porto Belo e Itapema. A renda complementa o ganho mensal do pai, catador de latinha, ajudando no sustento de sua família.
Paixão pela bicicleta – Depois das vendas, Claudiomir vai pra casa, almoça e descansa para encarar o treino da tarde. São aproximadamente 100 km por dia, cerca de 450 km de pedal por semana. Em uma dessas seções, o Peixeiro encontrou com o dono de uma loja de bicicletas que lhe ofereceu uma grande oportunidade.
“Eu me lembro muito bem de encontrar o Cláudio enquanto pedalava. Então, convidei ele para disputar uma prova que eu ajudava a organizar. Ele negou, pois não tinha dinheiro para inscrição. Eu vi o talento e a disposição dele. Então, eu tive que insistir afirmando que ele não precisaria pagar. Depois da conversa ele topou”, conta Gean Hoffmann, sócio e proprietário da Cicles Hoffmann e um dos apoiadores de Claudio.
Com sua bicicleta aro 26″, ele desbancou os adversários um a um até terminar na segunda colocação.
“Ele só perdeu aquela disputa porque a bicicleta era bem limitada mesmo. Então, peguei uma Scott da loja e dei para ele. Desde então, os resultados vieram e ainda temos uma parceria muito bacana. Ele é uma pessoa conhecida por todos aqui na região. Sua história é bonita e todos torcem muito por ele”, completa Hoffmann.
Parceria com Odair Pereira – A amizade com Hoffmann trouxe outra grande chance ao Peixeiro. Foi ele quem indicou o atleta para ser parceiro do multicampeão Odair Pereira na campanha vitoriosa que rendeu aos dois o título de campeões do Warm Up Brasil Ride 2016 na categoria Dupla Master.
“Foi uma experiência incrível. Ótimo parceiro durante a prova, ele sempre estava andando junto comigo. Nós dois tivemos nossas dificuldades, mas a gente sempre se ajudava muito. O preparo físico dele me deixou impressionado. Sem falar que até nos momentos de mais tensão e dificuldade, nos trechos com lama e tudo mais, ele sempre estava sorrindo e cumprimentando todos em volta. Foi uma prova boa e uma experiência muito bacana”, analisa Odair Pereira.
Fã e ídolo lado a lado – Se foi incrível para um atleta experiente como Odair Pereira, imagina para o próprio Peixeiro que encarou uma competição de alto nível ao lado de um ídolo. Claudiomir conta um pouco dessa vivência.
“Foi inesquecível. Em primeiro lugar porque estou acostumado a andar de aro 26 e o Gean me emprestou uma Scott Spark 900 RC, que nunca tinha corrido. Com ela, eu andei fácil demais. Mesmo com um terreno difícil e a montoeira de lama, foi uma prova incrível pra mim. No final, todo mundo aplaudiu a gente. Eu gostei demais. Competir ao lado do Odair é show de bola. É um cara muito humilde. Nem parece que tem tantos títulos no currículo. Não é todo mundo assim. Brincamos muito e já avisei: se ele quiser um parceiro de treinos, é só me ligar. Pode contar comigo!”, conta o Peixeiro de bom humor.
Superação. Essa é a palavra que descreve a história de Claudiomir Dias, o vendedor de peixes de 42 anos que consegue vencer os desafios da sua vida com respeito ao próximo e amor ao esporte, especialmente à bicicleta.