29 de abril de 2024
Kleber Ramos - Foto: Luis Claudio / CBC

Ciclista brasileiro pego no antidoping é oficialmente excluído da Rio 2016

Flagrado pelo uso do hormônio sintético CERA, Kleber Ramos poderá sofrer punições adicionais pela UCI

A Corte Arbitral Esportiva (CAS) confirmou nesta quinta-feira (18) a suspensão do ciclista Kleber Ramos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O ciclista brasileiro, foi flagrado no exame antidoping no último dia 12 de agosto, quando foi constatada o uso da substância CERA, derivada do hormônio sintético Eritropoietina (EPO), que aumenta o número de glóbulos vermelhos no corpo e utilizada originalmente como medicamento para pacientes com deficiência renal. Segundo informações da Corte, o ciclista afirmou que não irá recorrer contra a decisão.

Kléber Ramos competiu no ciclismo de estrada da Rio 2016, mas sequer conseguiu finalizar a prova de estrada.

A União Ciclística Internacional (UCI) irá tomar as decisões sobre as possíveis punições que o atleta brasileiro irá sofrer.

Revolução ilegal’ no esporte

A CERA, a droga para a qual o exame antidoping do ciclista olímpico brasileiro Kleber Ramos deu positivo na Rio 2016, é a terceira geração de eritropoietina, mais conhecida pela sigla EPO, cuja principal característica é estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue,  influindo assim na capacidade aeróbica do atleta e sua resistência.

A duração do efeito da CERA no organismo humano tende a ser de 4 a 20 vezes mais longa do que as gerações anteriores de EPO. Dessa forma, os atletas interessados em aumentar sua capacidade de pedalar por longos períodos sem perder o ritmo podem tomar a substância em intervalos mais longos, de até quatro semanas.

Com mais glóbulos vermelhos no sangue levando oxigênio às células, o ciclista consegue sustentar um ritmo inédito de pedalada por seis horas ou mais, mesmo nas etapas mais duras e montanhosas da competição europeia, como nos Alpes e Pirineus.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização