Ciclistas disputaram sete finais nesta quarta (31). Competição segue até sábado (3) no Velódromo Municipal de Maringá (PR)
Depois de uma terça-feira chuvosa, que veio para aliviar o sol forte do fim de semana, foi retomado nesta quarta-feira (31) o cronograma de competições do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista de Juniores, principal evento nacional das categorias de base. Mais de 200 atletas de 12 a 18 anos chegaram motivados no Velódromo municipal de Maringá (PR) em busca do título brasileiro de 2016.Para alegria da torcida local, o destaque do dia foram justamente os novos talentos do Clube Maringaense de Ciclismo, que somou 8 medalhas no primeiro dia de competições. A jovem Amanda Kunkel, que no domingo (28) sagrou-se campeã da prova de resistência de Estrada na categoria Juvenil, voltou a brilhar e faturou mais dois ouros, um na prova de 500m contra-relógio e outro na prova de velocidade por equipes, onde contou com a ajuda da colega Bruna Lenartowicz, que havia ficado em terceiro lugar na prova de contra-relógio.
“Não tenho palavras pra descrever esse momento. Ser campeã brasileira no fim de semana já foi ótimo, agora com mais esses dois títulos na pista é melhor ainda. Agradeço imensamente minha família e amigos, que vem me apoiando, e claro, meu clube por ter proporcionado uma estrutura adequada para que eu pudesse me desenvolver e chegar até aqui. Ainda temos três dias de competição e vou continuar dando meu melhor para subir ao pódio novamente”, contou a ciclista de apenas 15 anos.
Também subiram no lugar mais alto do pódio representando o Clube Maringaense de Ciclismo a jovem Carolina Nascimento, primeira colocada na categoria Junior da prova de 500m contra-relógio, e os atletas Arthur Rosendo, Pedro Rossi e Pedro Milani, vencedores da categoria Juvenil na prova de velocidade por equipes. Os dois Pedros também ajudaram os colegas Bruno Galvão e Gustavo Martinelli a conquistarem a medalha de bronze (5min19s141) na categoria Junior na perseguição por equipes. Bruno e Gustavo também levaram para casa um segundo bronze, dessa vez na categoria Junior na prova de velocidade por equipes, que contou ainda com a participação de Bruno Iembo. Na categoria Infanto Juvenil, Vitória Batista foi vice-campeã nos 500m contra-relógio.
Quem também levantou o público nas arquibancadas foi a Equipe Bike Point/FME Criciúma que venceu por detalhes a disputa eletrizante da prova de Perseguição por equipes. O time de Santa Catarina, formado por Dalton Silva, Kelvin Mendes, Matheus Braz e Vinícius dos Santos fechou o percurso em 5min04s242, enquanto o time U.C.I Iracemápolis, formada por Brendo Santos, Gabriel Alexandre, Guilherme de Oliveira e Marcos Vinícius dos Santos, acabou ficando com a prata com 5min13s709.
O dia terminou com os jovens pedalando forte na etapa classificatória para as provas de velocidade individual e também realizando as primeiras provas da Omnium, prova mais complexa do programa, com seis corridas. As finais da perseguição individual e velocidade individual estão marcadas para esta quinta-feira (1º). A competição em Maringá segue até sábado (3).