Grife italiana conhecida pelo design de carrocerias das marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini lança sua linha Evoluzione de e-bikes
Mais conhecida pelos projetos arrojados de carros esportivos das marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini entre outros, o renomado escritório de design italiano Pininfarina anunciou o lançamento da Evoluzione, disposta a garantir sua fatia no seleto mercado de bicicletas eletricamente assistidas de alto luxo.Com uma abordagem completamente diferenciada de sua Fuoriserie, a nova Evoluzione destaca-se por seu visual futurista. Construída a partir de um quadro em fibra de carbono monocoque, a nova bicicleta da Pininfarina conta com um motor de 250 watts construído pela empresa alemã Brose.
A integração entre o quadro e os diversos componentes foi a principal preocupação da casa de design italiana. Tanto sua bateria Panasonic de 500W por 36 Volts quanto o motor e os demais componentes eletrônicos da Evoluzione ficam completamente embutidos no quadro, resultando em linhas limpas e aerodinâmicas.
Uma central de comando, embutida no tubo superior do quadro, fornece informações sobre o uso do motor e da bateria, além de dados de navegação, velocidade e distância percorrida, entre outras.
Todo o cabeamento elétrico e dos freios é roteado internamente ao quadro. Faróis e iluminação de segurança também estão disponíveis, embutidos no garfo e na parte traseira da bicicleta.
A transmissão utiliza correia dentada da marca alemã Continental no lugar da tradicional corrente. Para facilitar a vida do ciclista durante as pedaladas, a Evoluzione conta também com um câmbio traseiro interno Shimano Alfine, de 8 velocidades.
Com esta configuração, a Evoluzione proporciona uma velocidade máxima (controlada eletronicamente) de 25 km/h.
De acordo com o fabricante, a Evoluzione possui o peso total de 16 kg, bastante razoável para uma e-bike.
Apresentada por ocasião da feira Eurobike nesta última semana, a linha Pininfarina Evoluzione será composta por três modelos, duas para utilização em mobilidade urbana e uma para uso mais esportivo, equipada com motor com maior torque e rotores de freios com cerâmica sinterizada. Até o presente momento, o fabricante não divulgou os preços e a data de disponibilidade no mercado. em breve, maiores informações.
Especificações
- Quadro: Em fibra de carbono monocoque, tamanhos 51, 53 e 55cm
- Garfo: Carbon
- Bateria: Panasonic 500W-13,6Ah-36V integrada ao quadro, UART BMS
- Carregador: 36V CE standard
- Painel de controle: Brose
- Motor: Brose
- Transmissão: Shimano Alfine, de 8 velocidades
- Passadores: Shimano Rapidfire Plus
- Correia dentada: Continental Belt Drive
- Freios: Shimano, hidráulico
- Raios: 13G
- Aros: 700c de parede dupla (36 furos)
- Pneus: Schwalbe Energizer Plus Greenguard 28 x 1.75
- Câmara de ar: Schwalbe: AV19
- Guidão/mesa: 31,8mm, 30mm rise, 9º, com avanço de 90mm