Novo sistema APT permite ajustar o volume interno da câmara pneumática do garfo de suspensão, de forma a personalizar sua atuação de acordo com o tipo de pilotagem e terreno utilizado
A partir desta temporada, os garfos de suspensão de bicicletas do fabricante DT Swiss passam a contar, além dos tradicionais controles de compressão e retorno, com um novo sistema de ajuste interno, de forma a configurar de forma mais precisa e pessoal seu funcionamento.Batizado de APT (Adaptation Progression Tune), o novo sistema permite alterar o volume de ar da câmara pneumática do amortecedor através do uso de espaçadores plásticos, a exemplo do que já ocorre na nova linha de amortecedores da marca concorrente Fox.
Com a alteração do volume de ar, é possível deixar o garfo de suspensão mais progressivo ou linear, de acordo com o gosto pessoal do ciclista, em até 4 possibilidades de ajustes:
Sem espaçadores: Com a câmara de ar em seu volume máximo, o amortecedor apresenta um comportamento linear em todo o seu curso, sendo ideal para utilização onde se prioriza o conforto;
1 espaçador: A utilização de uma único espaçador resulta em um comportamento mais progressivo, mais resistente no final do curso de amortecimento;
2 espaçadores: Configuração básica de série. Com este pré-ajuste, é possível uma utilização mais agressiva, ideal para utilização em terrenos de média/alta irregularidade;
3 espaçadores: Indicado para uso mais agressivo, permite uma maior progressividade, ideal para utilização em rock gardens em competições de XC, proporcionando uma leitura mais direta do terreno.
De acordo com o fabricante suíço, o novo sistema de ajuste APT estará disponível em toda sua linha 2017 de amortecedores OPM dianteiros, bem como na forma de kits de atualização para modelos anteriores.