24 de novembro de 2024

Crossmax Pro Carbon, as novas rodas de carbono da francesa Mavic

Novo modelo topo de linha para XC conta com aros de fibra de carbono com diâmetro interno de 23mm, perfil hookles e compatibilidade nativa com sistemas de pneus tubeless

Um dos últimos grandes fabricantes de rodas para bicicletas a aderir ais aros de carbono, a francesa Mavic anunciou o lançamento de sua nova roda topo de linha para utilização em mountain bike cross-country (XC), a Crossmax XC Pro Carbon.

Similar ao modelo de utilização Trail XA Pro Carbon, a nova Crossmax XC Pro Carbon conta com um design que prioriza a melhor relação possível entre rigidez e capacidade de absorção vertical de impactos, sem abrir mão do baixo peso característico da consagrada linha Crossmax de rodas.

Para isto, o fabricante francês optou por aros com um maior diâmetro interno, de 23mm, compatível com pneus de até 2.25″ de largura.

Mavic

Outra mudança notável em relação aos modelos com aros de alumínio é a adoção de um perfil interno do tipo hookless, sem o tradicional chanfro para fixação dos pneus. A adoção deste perfil liso não apenas aumenta a resistência a danos ao pneu, como também aumenta a superfície de contato entre o pneu e o aro, minimizando a perda de ar em sistemas sem câmara (tubeless).

Além disso, a fixação dos raios se dá totalmente por via externa, o que significa que as novas rodas são totalmente vedadas, sem precisar da instalação de kits para conversão. Ou seja, basta instalar os pneus e o líquido selante e ir pedalar. Mais simples, impossível!

A nova Crossmax Pro Carbon XC possui perfil assimétrico, o que permite distribuir de maneira mais eficaz a tensão dos raios, 24 por roda e montados com duplo cruzamento, tanto na roda dianteira quanto traseira. No novo modelo, a Mavic abriu mão de seus famosos raios de Maxtal e passa a utilizar raios de aço, com dupla espessura.

Detalhe do mecanismo do freehub do cubo traseiro
Detalhe do mecanismo do freehub do cubo traseiro

Compativel com os padrões Shimano e SRAM XD, o cubo traseiro emprega a tecnologia proprietária da Mavic ITS-4, que utiliza 4 trinquetes ou ‘macaquinhos’ em seu freehub. De acordo com o fabricante, o sistema é preciso o suficiente para acionar a roda traseira com apenas 7,5º de movimento.

A roda traseira vem com eixo central de 12mm, podendo ser utilizado um adaptador para utilização com blocagens do tipo quick-release, incluso. Como opção, a Mavic disponibiliza rodas com eixos dianteiro e traseiro no padrão Boost, nas medidas 110 e 148mm, respectivamente.

Integração roda x pneumático – A Mavic segue confiando em seu conceito de integração entre pneus e rodas, de forma proporcionar o melhor conjunto possível. Para isto, as rodas Crossmass Pro Carbon XC serão comercializadas com os novos pneus Mavic Pulse Pro de composto duplo de borracha, 20% mais macio nas paredes laterais para aumentar a tração e mais duro em sua banda de rolagem, para proporcionar uma maior durabilidade.

Os novos pneus serão disponibilizados em duas opções de largura, 2,10″ e 2,25″.

Peso

Tamanho Peso da roda dianteira Peso da roda traseira Peso total
27.5″ 680 gramas 790 gramas 1.470 gramas
29″ 700 gramas 700 gramas 1.510 gramas

Preços

De acordo com o fabricante, o preço de venda das novas rodas Mavic Crossmax Pro Carbon XC será em torno de 1.700 euros, incluindo os pneus, líquido selante, adaptador de eixo 15mm para blocagem rápida, válvular de ar tubeless e chave de raios.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização