Etapa de 12 a 14 anos acontece na Paraíba entre os dias 20 e 29 de setembro
Os jovens ciclistas que representam a nova geração da modalidade pedalaram firme nesta quarta-feira, 20 de setembro, para disputar as primeiras medalhas do ciclismo nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 – etapa 12 a 14 anos.A prova de contra-relógio individual abriu o calendário do ciclismo na competição. No Masculino, Kayllan Machado, que foi destaque também no Brasileiro de Estrada e Pista Junior, comemorou a vitória. O atleta que representa a Escola Estadual Benta Pereira completou o percurso de 500 metros com 40s652.
Na segunda colocação terminou Jonas Matos, da Escola Estadual Francisco Dourado (MT) com 41s555, seguido de perto por Henrique Rabusque, da Escola Estadual Gaspar Bartholomay, que completou a prova em 41s609.
Entre as meninas, brilhou o talento da carioca Vitoria Costa, que reside no Espírito Santo e defende a Escola Estadual Novo Horizonte. Vitória percorreu o percurso de 500 metros em 44s161. “Quando comecei no ciclismo não gostei muito, a rotina de treinos era intensa, eu sofria muito. Aí vi que tinha futuro no esporte e passei a me dedicar mais. Esse ano inteiro não passei um fim de semana em casa. Faço musculação de segunda a quarta-feira e de quinta a domingo treino na estrada com o meu técnico”, detalhou a campeã.
Poucos milésimos de segundos depois, Julia Constantino (Colégio Olímpus/Paraná), que recentemente foi campeã brasileira na estrada e na pista, comemorou a medalha de prata com 44s918. O bronze ficou com Karolayne Santos, da Escola Estadual Santa Cruz (ES), que cravou 47s259.
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, os ciclistas irão competir na prova por pontos, que tradicionalmente é realizada no Ciclismo de Pista. A disputa acontecerá na estrada, com os atletas percorrendo um circuito com chegadas intermediarias que distribuem pontos para os primeiros colocados. Vence o atleta que somar o maior número de pontos durante toda a prova.