Piloto mineiro define como meta para a etapa de Finale Ligure, na Itália, alcançar um top 30 na competição
Em seu ano de estreia na elite mundial do MTB Enduro, o piloto André Bretas, que detém o posto de atual bicampeão do Brasil Enduro Series (BES), terá pela frente neste fim de semana a oitava e última etapa do Enduro World Series (EWS), o Mundial da modalidade. A competição terá seu desfecho em Finale Ligure, na Itália, no sábado e domingo (1º e 2), com três estágios cronometrados no primeiro dia e outros quatro no segundo.Em 60º lugar no ranking, com 281 pontos, de um total de cerca de 400 participantes na elite masculina, após ter completado seis das sete disputadas já realizadas, Bretas tem até o momento a 46ª como melhor colocação, alcançado duas vezes, no Chile e na Argentina. Porém, após um bom desempenho em algumas especiais na sétima etapa, na França, o piloto define uma meta ousada para a decisão do circuito mundial de Enduro.
“Aqui é um dos lugares onde o mountain bike é mais popular na Itália. Impressionante a quantidade de gente que pedala por aqui, não só por conta da prova. Estou otimista e confiante. O 26º lugar obtido por mim em uma das sete especiais de Valberg-Guillaumes, na França, provou para mim que tenho potencial para estar onde quero chegar neste momento. Vou em busca disso, que seria fechar com chave de ouro a temporada”, destaca o atleta de Governador Valadares.
Após disputar a etapa da França, nos dias 17 e 18 de setembro, André Bretas seguiu na Europa e intensificou os treinos para competir em Finale Ligure. “A etapa será duríssima, como todas do EWS. Porém, estou com uma logística bem legal, conseguindo treinar como não treinei em nenhuma das outras etapas. Estou muito faminto por um resultado expressivo. Aprendi muito com essa temporada e quero fechar o ano com um top 30. Acredito que tenho potencial para isso e, acima de tudo, equipamento para atingir esse objetivo, algo muito importante”, conta Bretas.
“Quero muito fazer uma prova constante e, se tudo der certo, a melhor até então. Estou muito concentrado e focado para que isso aconteça. As especiais são bem fáceis de se quebrar uma roda ou outros equipamentos, ou então de furar pneu. Se você errar em uma sessão de pedra, é a certeza de acabar tendo um fim de prova precoce. Por isso, vou torcer e me preparar para que não ocorram problemas. Tentarei memorizar as linhas ao máximo possível para fazer uma boa prova no sábado e domingo”, finaliza.
Resultados de Bretas no EWS
- 1ª Etapa – Corral (CHI): 46º lugar
- 2ª Etapa – Cerro Catedral (ARG): 46º lugar
- 3ª Etapa – Wicklow (IRL): 48º lugar
- 4ª Etapa – La Thuile (ITA): 86º lugar
- 5ª Etapa – Aspen Snowmass (USA): 56º lugar
- 6ª Etapa – Whistler (CAN): Não completou
- 7ª Etapa – Valberg-Guillaumes (FRA): 59º lugar