Construída com uma mistura de asfalto e partículas luminescentes, a ciclovia é capaz de brilhar no escuro por até dez horas sem a necessidade de fonte de energia
A pequena cidade rural de Olsztyn, na região norte da Polônia, inaugurou no último mês de setembro um trecho de ciclovia que promete aumentar a segurança dos diversos ciclistas da região.Inspirada na ciclovia holandesa Van Gogh, que utiliza LEDs para criar um belo efeito visual, a ciclovia polonesa, ao contrário desta última, não utiliza nenhum tipo de fonte de luz externa para funcionar.
Construída com uma mistura de asfalto e partículas luminescentes, a ciclovia é capaz de brilhar no escuro sem a necessidade de fonte de energia. A ciclovia, ainda em fase de testes, é capaz de absorver a luminosidade do sol durante o dia e liberá-la lentamente durante a noite, proporcionando um belo efeito visual na cor azul que contrasta profundamente com a bela paisagem da região, formada basicamente por lagos e florestas.
De acordo com seus desenvolvedores, a nova ciclovia, que em sua fase de testes possui apenas 100 metros de extensão, pode ficar brilhando de forma autônoma por até dez horas.