Acervo de 87 bicicletas do ator hollywoodiano morto em 2014 será leiloado em benefício de duas instituições de caridade
Ciclista fanático, o ator estadunidense Robin Williams foi um ávido colecionador de bicicletas, chegando a reunir um impressionante acervo de 87 modelos.Dois anos após sua morte, a família do intérprete de Patch Adams – O Amor é Contagioso e Sociedade dos Poetas Mortos resolver leiloar sua coleção, cuja renda será revertida para duas instituições de caridade, a Challenged Athletes Foundation (entidade de apoio à paratletas) e a Christopher and Dana Reeve Foundation, instituição de pesquisas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofreram danos na medula espinhal e fundada pelo também ator Christopher Reeve (Superman).
O acervo de bicicletas de Robin Williams percorre uma magnífica parte da história deste maravilhoso invento. As 87 bikes serão leiloadas por lances iniciais que vão de mil a dez mil dólares. Entre os modelos mais caros estão a Colnago Master Pista e a Trek Madone, duas estradeiras topo de linha utilizadas em distintas ocasiões pelo astro de Hollywood. No outro extremo, faz parte do acervo um curioso monociclo Schwinn, com lance inicial de 950 dólares.
Não faltam na coleção modelos montain bike das marcas Trek, Rocky Mountain e Cannondale, além de bikes de pinhão fixa como a Di Bernardi, construída com tubos de aço cromo-molibdênio (CrMo).
Entre os diversos modelos da coleção destacam-se bike como a Schwinn Apple Picker Krate Stingray, fabricada em 1960; a Masi 3V Ma3N CCCP, utilizada pela equipe de ciclistas da extinta União Soviética e a Ritchey Break-Away, que Robin Williams utilizou para se exercitar nos intervalos de gravação do filme Uma Noite no Museu.