24 de novembro de 2024
A mineira Andressa Carvalho (34) encontrou o caminho para trabalhar com o que sempre sonhou - Foto: Divulgação / Escola Park Tool

Cresce a procura de mulheres por capacitação em mecânica de bicicletas

Escola Park Tool registra crescimento de 40% entre as alunas matriculadas nesse ano em relação ao ano passado. Elas buscam independência e credibilidade

Primeira escola especializada na formação e capacitação de mecânicos de bicicletas na América Latina, a Escola Park Tool registrou nesse ano um aumento no número de mulheres que procuraram o curso em relação a 2015. Segundo dados da própria escola, a quantidade de apaixonadas por bicicleta interessadas na qualificação em mecânica de bicicleta cresceu em torno de 40%.

Entre as alunas formadas pela Escola Park Tool está Fabiana Tubino, 33. Cicloativista e Bike Anjo, Fabiana nasceu em São Paulo (SP). Hoje ela mora em Recife (PE) onde tem planos de inaugurar sua própria oficina em breve.

A paulista Fabiana Tubino (33) tem planos de inaugurar sua própria oficina em breve - Foto: Escola Park Tool
A paulista Fabiana Tubino (33) tem planos de inaugurar sua própria oficina em breve – Foto: Escola Park Tool

“Cheguei à escola por indicação de outras amigas. Fiz todos os módulos e posso afirmar que o curso da Escola Park Tool é muito completo. Quando terminei, a primeira vantagem foi a independência, pois aprendi a fazer as manutenções sozinha. Depois, quando comecei a trabalhar com mecânica de bicicleta, percebi o quanto o curso dava credibilidade”, conta a profissional.

Na prática – Depois de adquirir experiência em dois lugares (trabalhando numa oficina em Moema, bairro da capital paulista, e em uma loja na capital recifense), Fabiana se sente preparada para dar um passo maior.

“Em Moema fiquei uma semana abrindo e fechando a loja. O estágio fazia parte da grade da escola e lá aprendi que não é preciso força para fazer manutenção, e sim jeito. Se forçar é porque está fazendo errado. Quando cheguei a Recife, tinha pouca experiência. Foi quando fui à Reciclobike, que é uma loja com duas sócias mulheres, e me deu uma oportunidade. Depois dessas experiências, finalmente vou abrir minha própria oficina no final desse mês”, analisa Fabiana.

20 anos de bicicleta – Outro exemplo de mulher que entrou no ramo de mecânica de bicicletas é a mineira Andressa Carvalho, 34, que mora em Ouro Preto-MG. Depois de 20 anos de sua vida dedicados à bicicleta, Andressa encontrou na Escola Park Tool o caminho para trabalhar com o que sempre sonhou.

“Conheci a escolha há alguns anos por um amigo. Quando fiquei sabendo, meu desejo se tornou ainda maior, pois eu não sabia da existência de uma escola que ensinava a ser o que eu sempre quis ser. Aprendi tudo o que eu precisava para começar meu próprio negócio. A experiência e a atenção dos profissionais da escola me fizeram enxergar que estava no caminho certo”, diz Andressa.

Cursos disponíveis – Tanto para homens, quanto para mulheres, a Escola Park Tool conta com mais de 10 módulos diferentes disponíveis em sua grade. Lembrando que, no Brasil, ela é a única instituição que possui reconhecimento internacional em sua formação. Saiba mais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização