Modelo topo de linha de DH da marca estadunidense será disponibilizada em três versões distintas, todas com quadro em liga de alumínio 6061
Um dos últimos fabricantes a ainda utilizar o formato de rodas 26 polegadas em sua linha MTB, a Kona anunciou esta semana a atualização de sua Operator de bicicletas de downhill, que passa a contar com rodas e geometrias especificas para o formato 27.5″.De fato, desde 2014 os atletas da marca já estavam utilizando protótipos da Operator equipados com rodas 27.5″, deixando claro que um modelo de produção comercial estaria por vir.
O grande desafio da Kona nesta atualização foi manter a reconhecida agilidade natural da bike topo de linha de DH aproveitando as vantagens naturais na transposição de obstáculos proporcionadas pelo formato de rodas maior e isto só foi possível graças a uma série de alterações em sua geometria.
A principal alteração encontra-se no tamanho dos stays, de apenas 423mm. O ângulo da caixa de direção foi alterado para 63º, resultando em um reach (distância entre o centro do pedivela e o centro da caixa de direção) muito maior que no modelo 26″.
Estranhamente, a Kona não disponibilizará a Operator no tamanho S (pequeno), mas apenas nos tamanhos M, L e XL.
Retorno ao alumínio – Outra diferença notável em relação ao modelo anterior foi o retorno do alumínio no lugar da fibra de carbono, prática já utilizada por outros fabricantes de bikes DH.
Tanto o triângulo principal quanto o basculante traseiro são construídos em liga de alumínio 6061, o que certamente resultará em uma boa redução do preço final da bicicleta.
O quadro conta com um escudos protetores integrados no tubo inferior e no tubo superior, próximo à caixa de direção, para evitar danos decorrentes de pancadas. Ao contrário dos modelos fabricados até 2016 que utilizavam o padrão de caixa de centro PF92, a Kona Operator 2017 utiliza o formato PF107, mais largo e estável.
A nova Kona Operator será disponibilizada em três versões: A topo de linha Kona Supreme Operator, equipada com garfo RockShox Boxxer WC e grupo SRAM X01 DH de 1×7 velocidades (7.499 dólares), a intermediária Kona Operator DL, com grupo Shimano Zee de 10 velocidades (3.999 dólares) e a ‘escolha econômica’ Kona Operator, com garfo RockShox Boxxer RC e transmissão de 1×9 velocidades (3.199 dólares). O fabricante também disponibilizará o quadro avulso, equipado com amortecedor RockShox Kage RC por 1.999 dólares.
Até o presente momento, não há informações sobre preços e disponibilidade no Brasil.