Voltado para crianças de três a dez anos de idade, sistema Danoninho Bike Kids disponibiliza 50 bicicletas com rodinhas retráteis para tornar seu uso adaptável e incentivar a independência dos pequenos
A cidade de Santos (SP) inaugurou na semana passada o primeiro sistema público de bicicletas no Brasil voltado especificamente para crianças.Com cinco estações inteligentes distribuídas pela orla e jardim botânico da cidade, o projeto Danoninho Bike Kids é fruto da parceria da Prefeitura de Santos com a empresa de produtos alimentícios Danone e contará inicialmente com 50 bicicletas infantis para crianças de três a dez anos de idade, todas equipadas com rodinhas retráteis, o que possibilita incentivar a independência dos pequenos ciclistas.
A exemplo de outros sistemas de compartilhamento público de bikes, as estações do Danoninho Bike Kids são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das bicicletas.
Para conferir a disponibilidade de bikes e realizar o aluguel, é necessário a realização de um cadastro prévio e a instalação do aplicativo para smartphone Danoninho Bike Kids, mediante cadastro com os dados do cartão de crédito.
Apesar da necessidade de se cadastrar um número de cartão de crédito, o aluguel é gratuito durante 60 minutos.Após este período, é necessário observar um intervalo de 15 minutos antes de se realizar uma nova retirada, sem custos. Caso não sejam respeitados os 15 minutos, haverá cobrança de 5 reais por hora adicional.
Todas as bicicletas são equipadas com
- Quadro em alumínio;
- Selim anatômico com regulagem de altura;
- Freio;
- 2 Rodinhas laterais retráteis;
- Pedais com refletores;
- Cobre corrente com proteção interna;
- Guidão emborrachado;
- Alforje frontal para objetos pessoais;
- Buzina fonfon;
- Sinalização refletiva dianteira, traseira e lateral;
- Descanso;
- Retrovisor acoplado ao guidão;
- Para-lamas personalizado para publicidade.