Construída com tubulação de polímero sintético transparente, Aurora Bright Bike conta com centenas de LEDs em seu interior para ser vista a distância
Um grupo de designers e desenvolvedores norte-americanos lançou este mês no site de financiamento coletivo Kickstarter um projeto de bicicleta construída com tecnologia 3D, cujo principal diferencial é a sua capacidade de ser auto iluminada, dispensando a necessidade de se usar faróis e luzes de segurança em condições de baixa luminosidade.Batizada de Aurora Bright Bike, a bicicleta é construída a partir de um quadro que utiliza tubulação em polímero sintético, impressa em 3D, com juntas em liga de alumínio.
Em seu interior, um sistema composto por centenas de LEDs é responsável pela retroiluminação do quadro, que pode ser configurada por meio de um aplicativo para smartphone. O resultado é uma bicicleta que pode ser vista a distância sob quaisquer condições de iluminação.
Os quadros da bike serão disponibilizados em três tipos de acabamentos distintos: Transparente, onde os LEDs são facilmente discerníveis através de seu interior; Translúcido, que resulta em um visual esmaecido e; Opaco, que dá um efeito visual similar ao de lâmpadas de neon.
Caso a campanha de financiamento coletivo atinja a sua meta, as bicicletas Aurora Bright Bike serão disponibilizadas em três opções de montagens completas: Single Speed (800 dólares), Prometheus 1, com programação da iluminação via smartphone (1.000 dólares); e a Apollo XI Limited Edition (2.500). Existe ainda a possibilidade de aquisição do quadro avulso, por preços a partir de 500 dólares.