Prefeito da capital britânica, Sadiq Khan, anuncia investimento recorde no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte para os próximos quatro anos
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou esta semana que investirá nos próximos quatro anos cerca de 770 milhões de libras (mais de 3,2 bilhões de reais) em infraestrutura para a utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade. “Desejamos que a bicicleta seja nos próximos anos a opção primária e segura para a maioria dos moradores de Londres, disse Khan, que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor Boris Johnson na construção das assim chamadas “super ciclovias“, apesar das críticas de alguns setores da sociedade.
“Pretendo ser o prefeito que mais investiu no uso da bicicleta da história de Londres”
“Pretendo ser o prefeito que mais investiu no uso da bicicleta da história de Londres”, afirmou Khan, decidido a estender a maioria das 11 super ciclovias projetadas na gestão de Johnson, de forma a aumentar a segurança em seus cruzamentos, além de promover o projeto batizado de “mini-Holanda”, que inclui o fechamento de algumas ruas do centro metropolitano e em alguns bairros da periferia ao tráfego de automóveis.
Com o investimento – valor aproximado de 20 euros por habitante/ano, Londres se põe em pé de igualdade a cidades como Copenhague e Amsterdam no investimento público destinado à infraestrutura de mobilidade ciclística.
Super ciclovias – O início da construção no último ano das chamadas super ciclovias que cortarão a cidade nos sentidos leste-oeste e norte-sul está tendo um efeito fulminante no uso da bicicleta como meio de transporte na capital britânica, que atualmente é utilizada em mais de 650.000 deslocamentos da cidade.
Ainda que pesem as críticas iniciais pelo congestionamento causado pela construção de vias segregadas para bicicletas, o Departamento de Transportes de Londres (Tfl) estima que o uso das bikes aumentou cerca de 55% nos últimos seis meses. Atualmente, estima-se que 24% dos veículos que circulam pela cidade são bicicletas (dados de 2013).
“Os números são realmente extraordinários e superaram todas as nossas expectativas”, admitiu Andrew Gilligan, o ‘cérebro’ por trás da expansão da bicicleta durante a gestão Boris Johnson. “O fluxo de ciclistas que todas as manhãs cruzam o rio Tâmisa pela super ciclovia norte-sul equivale a 64 ônibus de dois andares lotados”, comemora Gilligan.
“Estamos a um passo notável de uma Londres mais saudável, mais respirável e mais verde”
“Estamos a um passo notável de uma Londres mais saudável, mais respirável e mais verde”, disse Asok Sinha, coordenador da London Cycling Campaign, entidade que promove a implementação do ‘modelo holandês’ de promoção do uso da bicicleta.