Malón Bikes fabrica de forma artesanal bicicletas de alto rendimento para estrada, mountain bike, cicloturismo e passeio, utilizando matéria-prima ecológica, resistente e confortável
Utilizar o bambu como matéria-prima na fabricação de quadros para bicicletas não é nenhuma novidade. Leve, fácil de trabalhar, confortável e com uma resistência igual ou mesmo maior que o alumínio, o material volta e meia é utilizado como opção ecologicamente correta por vários fabricantes em todo o mundo.No entanto, um fabricante argentino, a Malón Bikes, tem se destacado no mercado ao lançar toda uma linha de bicicletas fabricada com quadros de bambu, que inclui modelos de estrada, passeio, cicloturismo e até mesmo mountain bikes de alta performance.
Todos os quadros utilizam tubulações feitas bambu tratado, protegido por várias camadas de pintura poliuretânica e vernizes contra raios UV. As junções são feitas em uma combinação de fibra de vidro, carbono e resina epóxi, tecnologia empregada com sucesso nas indústrias naval e aeroespacial.
O resultado é um quadro leve e resistente, mas principalmente com níveis de conforto dificilmente alcançados em bicicletas construídas com materiais convencionais. Isto se deve principalmente às características físicas do bambu, cujas fibras que percorrem de maneira continua seu comprimento, ao invés de transmitir o impacto como nos quadros metálicos, o absorve e o amortece de forma natural.
Resistência e segurança – Outra grande vantagem do bambu é a sua tenacidade e resistência, mesmo quando apresenta rachaduras. Enquanto que o alumínio e o carbono uma vez danificados perdem sua resistência estrutural e usabilidade, um quadro de bambu rachado pode seguir funcionando por muito mais tempo sem maiores riscos.
Segundo o fabricante, todos os quadros de sua linha tem sido submetidos a provas de resistência e segurança, tendo alcançado valores superiores obtidos por quadros convencionais como, por exemplo, os de alumínio.
A confiança nas qualidades do bambu é tamanha que a Malón foi o primeiro fabricante a produzir um garfo completamente produzido em bambu que corresponda às exigências de estabilidade e segurança necessárias a um dos componentes mais exigidos do ponto de vista estrutural em uma bicicleta.
Entre as bicicletas da linha Malón Bikes destacam-se a mountain bike R29 Aluminé, uma hardtail para XC com garfo Lauf e grupo transmissor Shimano Deore XT; a Ruta 40, uma estradeira com geometria racing, garfo e junções em fibra de carbono; e a Rural Pampa, uma bicicleta de ciclocross equipada com garfo de bambu e freios a disco.
Todas as bicicletas Malón Bikes contam com garantia de 5 anos para o quadro e estão disponíveis para venda nos mercados latino-americano, espanhol e italiano. Para maiores informações, visite o site oficial da marca.