Sensores instalados no cubo e na manete de freio alertam usuário sobre a iminência de travamento da roda dianteira
O fabricante italiano Pinarello e a BluBrake anunciaram ontem (14) que estão desenvolvendo uma nova tecnologia eletrônica embarcada similar à utilizada nos sistemas de freios ABS para automóveis.O novo sistema anti-travamento foi desenvolvido especificamente para impedir a perda de controle da roda dianteira em situações de frenagem de emergência, o que quase sempre resulta na queda do ciclista.
Ao contrário dos sistemas ABS (Anti-lock Breaking System, sistema de freio anti-travamento em inglês), o BluBrake não é auto-atuante, o que significa que ele não interfere na frenagem, apenas alerta o ciclista, deixando-o na decisão de reduzir a força da manete ou não.
“Nossa ideia foi manter o ciclista no comando total da situação, sem a interferência dos tradicionais freios ABS”, disse a engenheira da BluBrake Fabia Todeschini. “Nosso trabalho consistiu em dar ao ciclista uma espécie de ‘sexto sentido’, através de algoritmos e inteligência artificial de forma prevenir o travamento da roda dianteira, o que acarretaria em perda de controle”, completa.
Basicamente, o novo sistema eletrônico da BluBrake é composto por quatro partes. A primeira e mais importante é a unidade central, que é ao mesmo tempo uma unidade controladora com capacidade de inteligência artificial e uma unidade de medição inercial.
Instalada no interior do quadro, mais precisamente no tubo do selim, a unidade é equipada com acelerômetros e giroscópio de forma coletar dados críticos como variações do terreno e velocidade angular.
Um sensor instalado no cubo da roda dianteira utiliza nano-magnetos para medir com precisão a velocidade e transmitir a informação à unidade central.
Para alertar o ciclista, um motor vibratório instalado na manete de freio é acionado sempre que a unidade central prevê o início do travamento.
A parte final do sistema é a unidade de controle remoto, instalado no guidão da bicicleta. Este dispositivo proporciona ao ciclista até quatro ajustes pré-determinados de sensibilidade, baseados no tipo de terreno e ritmo da pedalada. A programação prévia dos quatro modos pode ser realizada através de um aplicativo específico para smartphones.
De acordo com a BluBrake, a Pinarello está no presente momento testando o produto – ainda sem data de lançamento -, que será totalmente compatível com praticamente qualquer marca ou tipo de bicicleta.
“Nossa meta é fornecer a melhor tecnologia possível para proporcionar segurança ao nossos atletas. A parceria estratégica com a BluBrake vem de encontro a isto e demonstra nossa habilidade de inovar no ciclismo”, disse Fausto Pinarello, CEO da Pinarello Bikes.