18 de setembro de 2024

Uber admite que seus carros autônomos têm dificuldade com com ciclovias

Engenheiros da empresa estão trabalhando em correções para a falha que estimula a realização de conversões inseguras em locais com vias dedicadas a ciclistas

Pouco mais de uma semana após dar início aos testes com seus carros autônomos na cidade norte-americana de São Francisco, a Uber admitiu publicamente que seus carros autônomos não conseguem identificar ciclovias corretamente e que está trabalhando para corrigir o problema antes que ocorra qualquer acidente envolvendo ciclistas. Segundo a companhia afirmou ao jornal The Guardian, seus engenheiros já estão trabalhando em correções para uma potencial falha que estimula a realização de conversões inseguras em locais com vias dedicadas a ciclistas.

A declaração da empresa ocorre pouco tempo depois de um grupo de ciclistas de São Francisco alertar sobre as curvas repentinas que os carros da Uber fazem quando estão próximos a uma ciclovia. Pelas leis de trânsito da Califórnia, automóveis devem adentrar a faixa exclusiva para bicicletas freando lentamente, em um indicativo de que está prestes a fazer a manobra. Além disso, os carros da empresa também falham em respeitar placas de ‘Pare’, diminuir a velocidade quando há pedestres na pista e em respeitar diversas outras regras de trânsito.

“Posso dizer que esses carros não estão prontos para as nossas estradas”, queixou-se Brian Wiedenmeier, diretor executivo do grupo de ciclistas. “Lançar tecnologia de condução autônoma antes de ela ser regulamentada e segura para as nossas estradas é algo inaceitável”.

Em defesa da empresa, um porta-voz da Uber disse que os motoristas que monitoram o funcionamento dos veículos autônomos já foram instruídos a assumirem o controle sempre que o carro se aproximar de um trecho com ciclovia e que exigirá conversão à direita. Ele também alegou que “engenheiros estão trabalhando extensivamente para resolver o problema”.

Atualmente, 130 veículos autônomos estão autorizados a rodar em caráter de teste na Califórnia, conduzidos por empresas como Alphabet, dona do Google, Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan e as fabricantes de peças Bosch e Delphi.

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