Equipamento capaz de proporcionar um rendimento extra de até 12 watts na pedalada será testado pela equipe de ciclismo Orica-Scott em provas do World Tour
A equipe de ciclismo de estrada Orica-Scott anunciou à imprensa que irá utilizar em suas bicicletas um novo tipo de dispositivo de lubrificação automática de corrente.Em um universo onde cada pequena variação no rendimento da pedalada pode significar a diferença entre subir ao pódio ou não, um dos principais vilões é o atrito proporcionado por uma corrente mal lubrificada. Foi a partir desta constatação que uma pequena empresa escocesa, a Scottoiler – rebatizada para Flaér -, desenvolveu o S1, um dispositivo capaz de lubrificar a transmissão da bike de forma automatizada, de acordo com as condições da pedalada.
Pouco mais de um ano após o lançamento de seu produto, fruto de uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou 72.000 libras (cerca de 290 mil reais), a Flaér passa a fornecer seu dispositivo de lubrificação automática para uma das maiores equipes de ciclismo de estrada do mundo, a Orica-Scott. A da equipe australiana é alta: a promessa do fabricante é uma melhore de até 12 watts no rendimento do conjunto ciclista/bicicleta, valor nada desprezível no mundo do ciclismo profissional.
O dispositivo utilizados nas bicicletas da Orica-Scott é uma evolução do equipamento original lançado em 2015. Batizado de Revo Via, o novo sistema é composto por um reservatório contendo até 27ml de um lubrificante especial de baixa viscosidade, que segundo o fabricante, possui um dos menores coeficientes de fricção do mercado, além de ser solúvel em água e biodegradável, o que facilita a manutenção e limpeza da transmissão.
O lubrificante é aplicado à corrente da bike através de uma cânula que sai do Revo Via rumo à polia do câmbio traseiro.
Fixado no quadro da bicicleta através de abraçadeiras de silicone, o Revo Via pode ser programado para aplicar automaticamente o lubrificante de acordo com três programações de uso:
Programa | Vazão do lubrificante | Autonomia |
---|---|---|
1 | 0.03ml a cada 30 segundos | 7,5 horas |
2 | 0.03ml a cada 90 segundos | 22,5 horas |
2 | 0.03ml a cada 150 segundos | 37,5 horas |
O sistema é ativado automaticamente através de um gatilho disparado por um acelerômetro de eixo triplo sempre que a bicicleta é colocada em movimento. Um botão ‘Boost’ proporciona uma lubrificação manual extra em situações de emergência.
O Revo Via é alimentado por duas baterias do tipo LR1, capazes de proporcionar uma autonomia de até 150 horas de uso (com o modo Deep Sleep ativado). O conjunto todo pesa 120 gramas (sem o lubrificante) e pode ser adquirido diretamente no website do fabricante ao preço de 250 libras, mais despesas de envio.