Bomba acionada pelo movimento de rotação da roda envia ar comprimido para reservatório especial no interior do pneu, de forma aumentar ou reduzir a pressão dos pneus
Um engenheiro belga está disponibilizando no mercado um novo equipamento capaz de realizar a calibragem dos pneus da bicicleta em pleno movimento, de forma a aumentar ou reduzir a pressão de ar dos mesmos de acordo com o tipo de terreno.Todo praticante de mountain bike sabe (ou deveria saber!) que a pressão de ar no interior dos pneus afeta diretamente a performance e a dirigibilidade da bicicleta. Se em estradas asfaltadas o uso de pressões de ar maiores favorecem uma maior velocidade e eficiência da pedalada, por outro lado a redução da pressão favorece uma maior tração e conforto nas trilhas.
Embora muitos ciclistas tenham por hábito descer de suas bikes e reduzir a pressão dos pneus antes de entrar na trilha, esvaziando-os, a situação inversa é mais complicada, já que para voltar para o asfalto é necessário o uso de uma bomba para aumentar a pressão.
Foi para situações como esta que o engenheiro e ciclista aficionado Xavier Serret desenvolveu o WhiteCrow, um curioso sistema composto por um cubo para rodas com um pequeno compressor de ar embutido.
Desenvolvido originalmente para fat bikes com pneus tubeless (sem câmara), o cubo WhiteCrow é construído a partir de uma carcaça em fibra de carbono e flanges laterais em liga de alumínio 7075. Em seu interior, uma bomba de palhetas rotativas que funciona com o movimento da roda é responsável por fornecer ar comprimido a um reservatório localizado no interior do pneu, através de duas mangueiras conectadas entre o cubo e o aro.
De dimensões significativamente menores que o interior do pneu, este reservatório semi-flexível funciona de forma similar ao sistema Schwalbe ProCore, mas de forma totalmente autônoma, já que recebe a calibração do ar de forma constante através da bomba de ar do cubo. Um controle remoto instalado no guidão permite aumentar ou reduzir a pressão do reservatório, fazendo com que a pressão de ar do pneu também seja alterada de acordo com a variação de seu volume interno. Por ser um sistema fechado, o pneu pode ser inflado e desinflado um número infinito de vezes.
Segundo Serret, além da vantagem de poder alterar a pressão dos pneus da bicicleta on-the-fly, o reservatório de ar também ajuda a evitar que o pneu desmonte do aro mesmo quando são utilizadas pressões muito baixas de trabalho.
Atualmente Xavier Serret está arrecadando fundos para viabilizar a produção comercial de sua invenção. Além da parceria com o fabricante de bicicletas Ibis, a marca WhiteCrow é fruto de uma campanha de crowdfunding no site de financiamento coletivo Indiegogo, onde o equipamento completo (cubo traseiro, reservatório e controle remoto) pode ser adquirido em regime de pré-venda por 499 dólares.