Poucas horas após o anúncio do lançamento de sua nova bicicleta de estrada, marca italiana corre o risco de ser processada por plágio no desenho côncavo do tubo inferior do quadro
Poucas horas após o anúncio do lançamento de sua nova bicicleta de estrada Dogma F10, a marca italiana Pinarello corre o risco de ser processada por plagiar o design do quadro de uma concorrente.Segundo Victor Major, CEO da marca taiwanesa Velocite, o design côncavo do tubo inferior do quadro da Dogma F10, utilizado para diminuir o fluxo de ar na região do suporte de garrafa em até 12,6%, viola várias patentes registradas por sua empresa.
Em nota divulgada à imprensa, Major alega que a Pinarello utilizou de forma ilegal a patente do design, não apenas na Dogma F10, mas também no modelo de contra-relógio da marca italiana, a Bolide TT. Na nota, o CEO alega que as bicicletas da Pinarello copiam o design de seu modelo de estrada Velocite Syn, lançada em 2015.

Major disse ainda que tentou entrar em contato com a Pinarello em julho de 2016 por ocasião do lançamento da Bolide TT, mas a marca italiana nunca o respondeu. “Considero isto frustrante o fato que meu trabalho pessoal estar sendo utilizado sem autorização, mas o pior é nunca ter recebido nenhum tipo de resposta que justificasse a uso de minha propriedade intelectual”, disse.

Até o fechamento desta edição, a Pinarello não havia se manifestado a respeito do assunto.
O bólido da Sky
Apresentada hoje (10) à imprensa especializada, a nova Dogma F10 chega para equipar a equipe Sky durante a temporada de provas deste ano, em substituição ao modelo Dogma F8.
Com o peso total 6,3% menor que sua antecessora, a F10 é também, segundo o fabricante, 7% mais rígida e 20% mais aerodinâmica, graças a experiência adquirida no desenvolvimento do modelo Bolide TT, voltada para as disciplinas de contra-relógio e triatlo.
No projeto da nova bicicleta, o novo design côncavo do tubo inferior gera um arrasto 12,6% menor que a F8, graças a otimização do fluxo de ar ao redor do suporte da garrafa.