Com a popularização do ciclismo no país, cidade dos Emirados Árabes Unidos conhecida por seus enormes arranha-céus e largas avenidas irá construir uma rede de 150km de vias exclusivas para bicicletas
Um dos maiores mercados mundiais de automóveis de luxo, Dubai acaba de se render às bicicletas. A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos deu início a um ambicioso projeto de construção de 150 quilômetros de ciclovias que interligará os principais centros comerciais e residenciais da metrópole.A construção as vias exclusivas para bicicletas resultou da crescente popularidade das mesmas na cidade, graças em grande parte devido à realização de grandes provas de ciclismo no país, como o Tour de Dubai, prova de ciclismo de estrada por etapas que reúne anualmente centenas de ciclistas em um percurso árido que não raras vezes atinge temperaturas acima de 30 graus.
A criação das ciclovias em Dubai fazem parte da estratégia governamental de promover o uso da bike visando a melhoria da qualidade de vida da população e serão construídas através da Nakheel, empresa de engenharia responsável pela execução de obras como o complexo de ilhas artificiais Palm Islands, um dos cartões postais do país, ao custo total de 150 milhões de dirhans (cerca de 131 milhões de reais).
“O ciclismo em Dubai registrou um crescimento muito forte nos últimos anos, graças ao apoio governamental em eventos como o Tour de Dubai”, disse o CEO da Nakheel, Ali Rashid Lootah. “Com a nova rede de ciclovias, tornaremos o ciclismo ainda mais acessível, incentivando as pessoas a utilizar a bicicleta como meio de transporte saudável e sociável. Através dela, será possível que a população da cidade de Dubai possa ir para as escolas, lojas e visitar os amigos, sem depender de automóveis”, completa.
Quando concluída, a rede de ciclovias de Dubai englobará cinco áreas urbanas, que abrigam os principais pontos turísticos da cidade, como os bairros residenciais de Al Furjan, The Gardens, Discovery Gardens e Garden View Villas e incluirá também uma ciclovia especial de alta velocidade com 10km de extensão, voltada para a prática do ciclismo esportivo.
“A ideia é encorajara as pessoas a adotar o ciclismo como atividade esportiva e recreacional, de forma a promover a saúde em todas as faixas etárias”, comenta Ali Rashid.
De acordo com os responsáveis pela obra, a nova rede de ciclovias de Dubai deverá ser concluída até a metade de 2019.