Novos modelos CM-2000 e CM-1100 podem ser ativados via ANT+ em uma cadência ou velocidade pré-determinada. Usuários de câmbios Di2 podem até mesmo acioná-las durante uma marcha específica
Na guerra pela conquista de um espaço no mercado de câmeras esportivas, a gigante japonesa Shimano lança ao mercado dois novos modelos que se destacam das concorrentes com um inédito recurso de auto gravação.As novas CM-2000 e CM-1100 podem realizar gravações de vídeo em uma resolução máxima de 1440p a 30 frames por segundo mesmo em baixíssimas condições de iluminação. Incorporam sistema de estabilização de imagem – algo particularmente útil quando a câmera está montada diretamente na bicicleta -, e podem ser submersas a até 10 metros de profundidade sem necessidade do uso de caixas-estanques.
O grande diferencial dos dois modelos no entanto é a sua inédita capacidade de auto gravação por meio da rede sem fio ANT+, o que permite a conexão da câmera com ciclocomputadores, medidores de potência, monitores cardíacos, sensores de cadência e de velocidade. Desta forma, é possível programar a câmera para ser acionada automaticamente durante um sprint, por exemplo. Para usuários de transmissões eletrônicas Di2, é possível até mesmo disparar a câmera durante uma troca de marcha específica.
O modelo topo de linha CM-2000 diferencia-se de sua ‘irmã menor’ por sua capacidade de ser ativada remotamente através do receptor GPS do smartphone do usuário (via Bluetooth), de forma a dar início à gravação durante um trecho específico da trilha, sem ter que tirar as mãos do guidão. Os praticantes de descidas mais radicais agradecem…
É possível ainda configurar a câmera para ligar sempre que o batimento cardíaco do ciclista atinja uma frequência pré-determinada de forma a ‘adivinhar’ a hora de gravar aquela subida infernal!
De acordo com a Shimano, as novas câmeras deverão estar nas lojas de todo o mundo a partir de fevereiro, aos preços sugeridos de 349 dólares (CM-2000) e 299 dólares (CM-1100). Em breve, maiores informações.