Com o peso total de 4,96kg, bicicleta do fabricante alemão conta com câmbio eletrônico wireless e configuração premium de componentes
O fabricante alemão Canyon lançou comercialmente esta semana um novo modelo de bicicleta de estrada destinada a converter-se em um novo paradigma do setor. Destinada ao ciclismo competitivo de alta performance, a nova Canyon Ultimate CF EVO 10.0 é configurada com grupo de transmissão topo de linha e componentes premium onde a fibra de carbono é a principal matéria-prima, o que lhe garante um peso final de apenas 4,96kg (tamanho M).A tecnologia de ponta empregada no desenvolvimento e construção da nova Ultimate CF EVO 10.0 utiliza mantas de fibra de carbono especial de alta compactação e leveza produzidas especialmente para a Canyon pela japonesa Toray, maior fabricante deste tipo de material em todo o mundo. Esta fibra de carbono especial, a mais avançada da indústria, precisou contar com uma permissão especial do Ministério da Defesa do Japão para a sua produção e é utilizada tanto no quadro quanto no garfo da bike. O resultado é um quadro de alta resistência e rigidez, pesando absurdos 665 gramas e um garfo de apenas 270 gramas.
Além de sua leveza ímpar, a Ultimate CF EVO conta com excepcional perfil aerodinâmico em seu design, com algumas características herdadas da consagrada bicicleta Canyon Aeroad, por duas vezes consecutivas eleita a melhor bicicleta de TT do mundo pela conceituada revista digital Bike Radar. Para garantir uma maior integração entre aerodinâmica, rigidez estrutural e leveza, a bicicleta de estrada da Canyon conta com conjunto de mesa/guidão integrada, construído em uma única peça de carbono. O conforto na pedalada é assegurado pelo exclusivo canote de selim S15 VCLS 2.0, que possui um sistema de micro amortecimento que absorve os impactos e vibrações da estrada e pelo selim italiano Fizik Antares 0.0.
A Canyon oferece duas versões para a Ultimate CF EVO, uma com transmissão eletrônica e a outra com sistema mecânico. Na versão Ultimate CF EVO 10.0 LTD, a transmisão utilizada é a SRAM Red eTap, de acionamento sem fio (wireless), que trabalha em conjunto com um pedivela de carbono THM Clavicula M3, com medidor de potência THM SRM integrado. Os freios escolhidos foram os SRAM Red.
As rodas escolhidas foram as Lightweight Meilenstein Obermayer, tubulares, que utilizam rolamentos selados da Ceramic Speed e pneus Continental Podium TT de 22mm.
Nesta configuração, a Canyon Ultimate CF EVO 10.0 LTD atinge a marca de 5,8kg de peso total, bastante inferior ao peso mínimo exigido pela União Ciclística Internacional nas bicicletas de estrada que participam de provas oficiais da entidade, que é de 6,8kg.
Caso o comprador ainda assim ache a nova bike da Canyon ‘pesada’, a versão Ultimate CF EVO 10.0 SL vem equipada com transmissão mecânica SRAM Red, pedivela THM Clavicula Sine Exceptione e freios THM Fibula, ambos em carbono, o que resulta em uma bicicleta com o peso final de 4,96kg, em seu tamanho M.
Comercializada em todo o mundo através do sistema de vendas diretas da Canyon, a nova Ultimate SF EVO 10.0 pode ser adquirida por 13.000 euros (versão LTD) e 10.000 euros (versão SL).