Lendária banda alemã interpretará integralmente seu álbum ‘Tour de France’ na etapa inicial da prova, que será realizada na mesma cidade onde o grupo surgiu
Quando se pensa no Tour de France, surge uma infinidade de imagens como ultrapassagens épicas, escaladas absurdas e esforço sobre humano. Mas além das imagens, dificilmente os fãs do Tour em todo o mundo deixem de associá-lo com o som da banda alemã Kraftwerk, pioneiros da música eletrônica e autores do álbum Tour de France, lançado originalmente em 1983 e que desde então tem sido aclamada como ‘a trilha sonora oficial’ do Tour.Agora, 34 anos após, a banda será uma das estrelas do show de abertura da edição 2017 do Tour de France, que terá início na cidade alemã de Düsseldorf, coincidentemente, local onde o Kraftwerk surgiu, em 1970. O convite para a participação do evento foi feita pessoalmente pelo diretor do Tour de France, Christian Prudhomme.
Ao longo de seus 104 anos de história, o Tour teve início na Alemanha três vezes: Colônia (1965), Frankfurt (1980) e Berlim (1987). A primeira etapa da edição deste ano levará os ciclistas de Düsseldorf até a cidade belga de Lieja. Após o percurso integral de 3.516 quilômetros, os ciclistas finalizarão a prova na Avenida des Champs-Élysées em Paris.
A edição 2017 do Tour de France, 104ª de sua história, será realizada entre os dias 1 a 23 de julho.
Os pais da música eletrônica
Fundada em 1970 por Florian Schneider-Esleben e Ralf Hütter em Düsseldorf, a banda Kraftwerk (Usina de energia, em alemão) é reconhecida por muitos críticos musicais como tão ou até mesmo mais influente que os Beatles por sua participação na música popular da segunda metade do século XX. As técnicas introduzidas e os equipamentos desenvolvidos pela banda são hoje lugar-comum na música atual e o grupo é geralmente tido como precursor de toda a dance music moderna de modo gera. Suas letras, por vezes cantadas através de um vocoder ou geradas sinteticamente, ainda que minimalistas, geralmente lidam com temas relacionados à vida urbana e à tecnologia.
Após um longo período de inatividade, em Agosto de 2003, a banda lançou Tour de France Soundtracks, o primeiro álbum desde Electric Café, de 1986.