28 de abril de 2024

Servidor da prefeitura de Salvador que pedalar até o trabalho irá ganhar folga mensal

Funcionário da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador que usar a bicicleta como meio de transporte até o trabalho por pelo menos 15 dias ao mês terá direito a um dia de folga

A partir de hoje (09/02), funcionários da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador (BA) que utilizarem a bicicleta como meio de transporte para até o trabalho poderão garantir um dia de folga mensal sem precisar negociar horários com a chefia.

Para ter direito ao dia de folga, o servidor deverá ir pedalando até o local de trabalho por pelo menos 15 dias, quando passam a ter direito a um dia sem expediente no mês em questão. A medida, publicada hoje no Diário Oficial do Município (DOM), não vale para estagiários ou funcionários terceirizados.

Inicialmente, a medida funcionará como um projeto-piloto para os 144 servidores da Secretaria e será controlada diariamente através de uma declaração assinada pelo servidor atestando que foi ao trabalho pedalando. Um funcionário será designado para fiscalizar a chegada de seus colegas ao trabalho.

Após a comprovação, o funcionário deverá negociar a data do abono diretamente com seu superior imediato e serão agendadas de forma que não haja sobreposição de faltas em um mesmo dia, afetando negativamente o funcionamento da pasta.

“Queremos que nossos servidores deixem o carro em casa e se relacionem com a cidade de outra forma”

“É uma iniciativa que foi pensada como um incentivo ao uso da bicicleta para além do lazer. Queremos que nossos servidores deixem o carro em casa e se relacionem com a cidade de outra forma”, disse o secretário André Fraga, que costuma realizar de bicicleta o percurso de 20 quilômetros entre sua casa e o trabalho pelo menos uma vez por semana.

De acordo com o secretário, caso o projeto-piloto seja bem sucedido, a medida deverá ser ampliada para todos os 25.107 servidores da prefeitura.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização