Grupo intermediário de mountain bike passa a incorporar a tecnologia dos modelos topo de linha do fabricante japonês
Um dos grupos de transmissão para bicicletas MTB mais populares do mercado, o Shimano Deore, passou por uma reformulação em seus componentes, passando a incorporar algumas das tecnologias reservadas até então aos modelos topo de linha do fabricante japonês.Com uma excelente relação usto-benefício, a linha intermediária Shimano Deore, favorita dos ciclistas de nível intermediário / avançado, ganha recursos tecnológicos utilizados nas linhas Deore XT e XTR, como por exemplo o novo câmbio dianteiro Side Swing, compatível com pedivelas de duas ou três coroas e que conta com um novo sistema de roteamento de cabos reduz drasticamente o esforço nas trocas de marcha.
Situado logo abaixo da linha SLX, o novo Deore M6000 herda a característica trail deste último. Voltado para o mountain bike em trilhas técnicas e de condições adversas, o Deore também é capaz de cumprir com as necessidades de praticantes menos exigentes, incluindo aqueles que utilizam a bicicleta apenas como meio de locomoção.
O novo Deore M6000 é um grupo de 10 velocidades, com opção para utilização de pedivelas de coroa dupla FC-M6000, que posui um visual bem similar ao das linhas XTR, Deore XT e SLX. Possui design de quatro braços e construção forjada Hollowtech II em uma única peça, o que lhe garante a leveza e resistência característicos dos produtos Shimano. O pedivela será disponibilizado com três opções de relação de coroas: 38-28, 36-26 e 34-24. Rendendo-se ao padrão oversized de movimentos centrais criado pela sua concorrente SRAM, a Shimano passa a disponibilizar o componente com a medida Boost, que acrescenta uma largura extra de 3mm ao conjunto.
Para os adeptos do pedivela triplo, será oferecida a opção com coroas de 40-30-22, ideais para qualquer estilo de pilotagem ou nível de preparo físico. Os dois modelos de pedivela são compatíveis com o novo cassete do grupo, o CS-HG500 de 11-42 dentes, além dos já existentes com as relações 11-36, 11-34 e 11-32 dentes.
O novo câmbio traseiro da linha Deore RD-M6000-GS demonstra como a Shimano aplica as tecnologias dos modelos topo de linha. Trata-se de um desviador Shadow RD+, evolução dos câmbios com tecnologia Shadow, que possuem um perfil baixo, mais protegidos das pedras, troncos e raízes nas trilhas. O Shadow RD+ conta também com um botão estabilizador que mantém a corrente tensionada para evitar barulho e batidas no chainstay.
Uma das maiores mudanças na nova linha ficou reservada para o câmbio dianteiro, que a exemplo das linhas XT e XTR passa a contar com puxada lateral (Side Swing), que além de reduzir o esforço nas trocas de marcha, permite um maior espaço lateral disponível para o pneu traseiro, graças ao seu perfil menor. Projetado especificamente para as modernas bikes de Trail, o novo câmbio será disponibilizado com as opções de montagem com abraçadeiras alta e baixa, direct-mount, e-type e mid-type.
Os trocadores de marcha Rapid Fire Plus da linha Deore M6000 (SL-M6000) contam com um pequeno display redesenhado para facilitar a visualização da troca de marchas. Os freios a disco hidráulicos contam com sistema Servo Wave e suas pinças são compatíveis com pastilhas Shimano Ice Tech, equipadas com aletas de refrigeração para uma frenagem mais segura.
O grupo se completa com um novo jogo de cubos de rodas (HB-M6000/10, FH-M6000/10), com opção de eixo central de 100 x 15mm (dianteiro) e suporte para rotores de freio Center-Lock.
Deore XT adere ao padrão Boost
Além das novidades do novo grupo Deore M6000, a Shimano apresentou dois novos modelos de rodas para a linha Deore XT, nas medidas 29″ e 27,5′, com cubos que utilizam eixos na medida Boost: 110×15mm (dianteiro) e 148×12mm (traseiro). As novas rodas contam com novas blocagens, mais leves e com maior espaço libre entre o quadro e a alavanca de acionamento.
Além das rodas, uma novo modelo de cassete será disponibilizado na relação 11-46 dentes, para transmissões de 1×11 velocidade.
De acordo com o fabricante, os novos modelos serão disponibilizados em todo o mundo a partir de maio deste ano.
Novas opções de sistema de marchas para os grupos Alivio, Acera e Altus
Os ciclistas que pedalam com grupos nível Alivio (M4000) e Acera (M3000) por trilhas e meias distâncias urbanas, possuem agora a opção de um pedivela de velocidade 2×9, com especificação de 36-22D (FC-M4050 tipo two-piece ou FC-M3000 tipo ponta quadrada) com linha de corrente de 3mm de tolerância para acomodar pneus de tamanhos maiores.
Novos cassetes Hyperglide de 9 velocidades, combinação de 11-36D (CS-HG400/201-9), com trocadores de ação rápida (SL-M4010/M3010-L) e câmbios dianteiros side swing (FD-MT400-E/D) com maior folga para pneus, completam o grupo de componentes.
Enquanto isso, no nível do Altus (M2000) uma nova engrenagem (9ª velocidade) MEGALITE dá total controle nesse estiloso sistema de marchas de 3×9 velocidades. O Pedivela 40-30-22D combina com um cassete maior de 11-36D resistente à oxidação (CS-HG200-9/201-9) e um novo câmbio traseiro com tecnologia Shadow RD fornece uma posição compacta mais protegida.