Iniciativa da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) recebe doações de bicicletas usadas, que são reformadas e disponibilizadas à comunidade
Moradores de Caranguejo Tabaiares, comunidade localizada entre os bairros de Afogados e Ilha do Retiro, na Zona Oeste de Recife (PE), passaram a usufruir desde a manhã deste domingo (12) de um sistema de compartilhamento que disponibiliza 20 bicicleta gratuitamente.Batizado de Bota pra Rodar, o sistema de compartilhamento público foi criado através de uma iniciativa da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) e funciona de forma simples, como em uma biblioteca pública: os interessados se cadastram no sistema e a partir daí passam a ter o direito de utilizar as bicicletas disponíveis por um tempo pré-definido. Basta ir à estação, retirar uma chave de cadeado e definir o horário para a devolução. Para estimular a pontualidade na entrega, a organização premiará os usuários mais pontuais.
Para o desenvolvimento da iniciativa, que teve início em fevereiro de 2016, Ameciclo recolhe bicicletas usadas doadas, que são reformadas e entregues às comunidades de baixa renda, através de um sistema de compartilhamento público. Com isto, o projeto busca promover o direito à acessibilidade urbana através do uso bicicletas como ferramenta de mobilidade e integração social.
Além da primeira estação inaugurada neste domingo, o projeto disponibilizou também um posto de ferramentas para pequenos reparos, com bomba de ar e ferramentas, que podem ser usados por qualquer pessoa.