Linha Fox 36 passa a contar com o novo sistema de ajuste de volume interno EVOL, que aumenta a sensibilidade da suspensão em pequenos impactos
O fabricante de amortecedores para bicicletas Fox anunciou à imprensa especializada que sua linha de garfos de suspensão Fox 36 passarão a contar com mais uma possibilidade de ajuste que adiciona uma substancial melhora na leitura do terreno durante a pedalada.Destinada ao uso em bicicletas de All Mountain e Enduro, a linha Fox 36 (o número é uma referência ao diâmetro em milímetros de suas canelas internas) é um dos modelos mais vendidos da marca norte-americana. Disponível em três versões: Factory (com revestimento Kashima nas canelas internas), Performance Elite e Performance, passará a contar a partir de 2018, além dos tradicionais controles de compressão e de retorno, com um ajuste interno do volume de sua câmara de ar primária (positiva) denominado EVOL.
Maior volume de ar – Para garantir um funcionamento mais linear nos primeiros 25% do curso de amortecimento, a Fox aumentou o volume internos das câmaras de ar positiva e negativa do sistema pneumático da nova linha Fox 36 2018. Com a alteração, houve um aumento na sensibilidade diante pequenos impactos como os causados por estradas de terra batida. Para alterar estas características e tornar a curva de amortecimento mais progressiva, é possível alterar o volume interno da câmara de ar positiva mediante a utilização de espaçadores plásticos.
De acordo com o fabricante, a nova tecnologia deverá também ser aplicada nos demais modelos 2018 da marca.
Externamente, a nova linha de garfos não apresentou alteração significativa, mantendo o grafismo na cor laranja sobre fundo escuro. A notável exceção vai para a tabela orientativa de pressões recomendadas, impressa na parte traseira da perna esquerda da suspensão, recurso quase sempre presenta nas marcas concorrentes, mas até então inédita nos garfos Fox.
A outra perna do garfo abriga o consagrado sistema hidráulico FIT (Fox Isolated Technology), que permite ajustes isolados de compressão de alta e baixa velocidade, além da velocidade de retorno. Para garantir um funcionamento suave e sem falhas, os novos garfos contam com novos retentores de baixa fricção e um novo sistema de lubrificação interna que melhora o fluxo de óleo de forma proporcionar uma compressão e retorno mais suaves.
O sistema FIT utiliza também um exclusivo circuito duplo, que permite um retorno mais controlado em grandes impactos e uma recuperação de curso mais rápida em sequências rápidas de obstáculos. Já o ajuste de compressão é controlado através de um dial externo com três opções de ajustes de de alta velocidade e 22 de baixa.
Variedade de opções – a nova linha de garfos de suspensão Fox 36 2018 será disponibilizada para os seguintes formatos de roda:
- 27,5″ (com 150, 160 ou 170mm de curso);
- 29″ (150 e 160mm de curso);
- 26″ (100, 160 e 180mm).
Já as opções de eixo de roda dianteira são:
- 15x110mm (Boost);
- 15x100mm;
- 15/20mm.
No que diz respeito ao tubo da caixa de direção, todos os modelos serão disponibilizados com espigas cônicas, com exceção dos garfos para rodas aro 26″, que possuem perfil reto e medida de tubo 1-1/8″.
Preços
Modelo | Preço |
---|---|
Fox 36 Factory FIT 4 | 1.280 euros |
Fox 36 Factory RC2 | 1.370 euros |
Fox 36 Factory Speed Pedelec FIT 4 (específico para e-bikes, com chassis reforçado) | 1.280 euros |
Fox 36 Performance Elite FIT 4 | 1.170 euros |
Fox 36 Performance Elite RC2 | 1.259 euros |