Sediado em Riga, na Letônia, Materia Bikes produz artesanalmente quadros de bicicletas urbanas, estrada e mountain bikes, utilizando madeiras nobres como a cerejeira, o freixo e a nogueira
Um pequeno fabricante de um pequeno país europeu e uma grande pretensão: transformar seus produtos em um objeto de desejo de ciclistas de todo o mundo. Esta é a proposta da Materia Bikes, uma manufatura de quadros para bicicleta localizada em Riga, na Letônia, que resgata a primeira matéria-prima a ser utilizada na história da bicicleta: a madeira.Além de ser um material sustentável, a madeira, quando bem trabalhada, possui uma série de vantagens sobre outras matérias-primas utilizadas na construção de quadros. Para garantir ao máximo essas virtudes, o fabricante utiliza apenas madeiras nobres como a cerejeira, o freixo e a nogueira, separadamente ou em conjunto, combinando características de conforto, leveza e resistência iguais ou em muitos casos superior ao aço, ao alumínio e a fibra de carbono. Este último item recebe um cuidado particular: todas os quadros e bicicletas da marca são testados em uma máquina que simula situações de estresse horizontal e vertical, além de testes de fadiga e de falha estrutural.
Uma vez aprovados, os quadros são montados com peças e componentes condizentes com seus padrões de qualidade, como grupos de transmissão Shimano Dura-Ace e Ultegra, garfo de carbono Ritchey e pneus Continental.
Atualmente a Materia Bikes conta com uma linha de seis modelos, com duas ou três opções de madeira e configuração de componentes de acordo com o gosto do cliente. Os preços – como não poderiam deixar de ser em modelos exclusivos e feitos a mão -, não nada ‘sustentáveis’, com o modelo mais barato sendo comercializado por 4.900 euros.