Novo reservatório de óleo 30% maior que o modelo anterior e pistões redimensionados resultam em maior poder de frenagem
Líder no seguimento de componentes para bicicletas, a marca estadunidense SRAM apresentou esta semana a nova linha Code 2018 de freios a disco hidráulicos. Destinado aos seguimentos ‘gravitacionais’ do MTB, como o Enduro, o Freeride e o Downhill, a nova linha foi totalmente reformulada em relação aos modelos anteriores.Entre as principais novidades está a adoção de um reservatório de fluido hidráulico DOT 5.1 com capacidade 30% maior e a utilização de pistões de maior diâmetro em suas pinças, o que garante um maior poder de frenagem e uma dissipação de calor mais eficiente.
A manutenção dos freios ficou facilitada pela adoção de uma nova porta de sangria de óleo denominada Bleeding Edge e o uso de rolamentos selados na articulação das manetes de acionamento.
Como não poderia deixar de ser em um freio destinado a ser utilizado em condições extremas, a nova linha conta ainda com sistema de quatro pistões de acionamento das pastilhas, além das possibilidades de ajuste da distância das manetes em relação ao guidão, posicionamento e modulação das pastilhas.
A nova linha 2018 dos freios a disco SRAM Code é composta por dois modelos, descritos a seguir:
SRAM Code RSC
O modelo topo de linha conta com manetes e corpo em liga de alumínio, nova pinça monobloco em alumínio forjado, com 4 pistões em resina plástica fenólica e um peso declarado pelo fabricante de 443 gramas (sem o rotor). Compatível com rotores (discos) de 160, 170, 180 e 200 milímetros de diâmetro, o novo modelo chega às lojas ao preço médio de 244 dólares cada (incluindo o rotor Centerline.
SRAM Code R
Modelo de entrada da coleção, conta com manetes e corpo de alumínio, nova pinça monobloco em alumínio forjado com 4 pistões e peso declarado de 443 gramas (rotor não incluso). Seu preço médio de mercado é de 154 dólares e é compatível com rotores de 160, 170, 180 e 200 milímetros de diâmetro.
Especificações técnicas
Code RSC | Code R | |
Peso | 443g | 443g |
Tecnologias | SwingLink, Expandable Bladder, Timing Port Closure, Lever Pivot Bearings, Bleeding Edge, Heat Shield | DirectLink, Expandable Bladder, Timing Port Closure, Bleeding Edge, Heat Shield |
Manetes | Alumínio forjado | Alumínio forjado |
Rotor | CenterLine | CenterLine |
Pinça | Em alumínio monobloco, com 4 pistões | Em alumínio monobloco, com 4 pistões |
Pistão | Resina plástica fenólica | Resina plástica fenólica |
Destaques | Reach Adjust, Contact Point Adjustment, SwingLink, Bleeding Edge, MatchMaker X |
Reach Adjust, Bleeding Edge, MatchMaker X |
Pastilhas | Metal sinterizado, com base metálica | Metal sinterizado, com base metálica |
Fluído | DOT 5.1 | DOT 5.1 |
Cores | Black Anodized | Diffusion Black |