Esboço encontrado nos documentos do inventor italiano antecipa uma série de tecnologias que seriam utilizadas quase 400 anos depois, como sistemas de pedais e transmissão por corrente
Um dos maiores inventores da história, Leonardo di Ser Piero da Vinci, mais conhecido simplesmente como Leonardo da Vinci (1452-1519) será um dos homenageados por ocasião da edição 2017 da Eroica, prova de ciclismo vintage realizada em Montalcino, na Itália, que é caracterizada pelo uso de bicicletas antigas e históricas.Nesta ocasião, o estúdio de design Multi Tranciati irá apresentar uma réplica da bicicleta de Da Vinci, cujo esboço original foi encontrado no famoso Codex Atlânticus, coleção de documentos do inventor renascentista que abrangem uma grande variedade de assuntos que incluem a anatomia, mecânica, estudos sobre o voo e projetos arquitetônicos.
A criação é parte da série Idéias de Leonardo, que engloba modelos didáticos, onde é possível entender os princípios da ciência e ter noções básicas da composição artística que inspiraram o da Vinci. Para criá-la, a empresa usou a ecologia aplicada à ciência e à história do gênio da Toscana. “Essa bicicleta é provavelmente o projeto mais polêmico e misterioso de Leonardo”, disse Renzo Francini, responsável da Multi Tranciati pelo projeto.
O esboço da bicicleta encontrada no Codex Atlânticus de Da Vinci antecipa uma série de tecnologias que seriam utilizadas quase 400 anos depois nas primeiras bicicletas, como sistemas de pedais, rodas com raios de madeira e transmissão por corrente e roda dentada. Sua descoberta deu-se quase por acaso, quando durante uma limpeza realizada por especialistas no documento foram encontradas duas folhas coladas. Quando foram separadas, foram encontrados diversos desenhos do artista, incluindo o da bicicleta.
De acordo com os designers da Multi Tranciati, a réplica da bike ficará exposta ao público nos mesmos dias da Eroica, em uma mostra que reunirá outras 28 réplicas de inventos de Leonardo Da Vinci.
Corrente de transmissão – Vale lembrar que a bicicleta conceito de Da Vinci não é a única contribuição do inventor renascentista ao ciclismo. Manuscritos datados de 1490 mostram uma série de esboços explicando os princípios de funcionamento das correntes articuladas, que deram origem às modernas correntes de transmissão para bicicletas