Na peça publicitária, a figura de um rapaz com sua bike é envolto em um sinal de proibido, com mensagem que, segundo ciclistas, pode dar margem a falsa interpretação
Uma campanha veiculada pelo Metrô de São Paulo e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está gerando uma série de críticas por parte de ciclistas e ativistas da mobilidade que utilizam este meio de transporte.Na peça publicitária, a figura de um rapaz com sua bike é envolto em um sinal de proibido, com a seguinte mensagem:
“A bike facilita sua vida, mas pode atrapalhar a de outras pessoas”.
Embora a frase no lado direito – em letras bem menores – tentem justificar o conceito, críticos da campanha, como a cicloativista Renata Falzoni questionam a validade do aviso:
“A primeira impressão é a que fica! O que se interpreta de um comunicado com um jovem negro empunhando uma bicicleta encaixado em um sinal de proibido?’.
A cicloativista diz ainda que a campanha, não apenas confunde, como ao invés de promover o uso do modal de transporte, contribui para a “bikefobia”. “Nos dois primeiros anos de bikes no metro não houve uma única queixa sequer entre usuários!”, publicou Renata em seu perfil no Facebook.