Bento Gonçalves oferece opções de almoços e jantares harmonizados com vinhos de alta qualidade, além de diversos passeios em meio à beleza da região de colonização europeia
Lindas paisagens, passeios diferenciados, vinhos e gastronomia em harmonia. A Serra Gaúcha é destino certo para quem sabe aliar viagem aos prazeres da boa mesa. Chamada de “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”, Bento Gonçalves foi pioneira no desenvolvimento do enoturismo no Brasil e hoje alia tradição e modernidade em hotéis, restaurantes e vinícolas.O Vale dos Vinhedos é o principal destino enoturístico do Brasil e única região que possui os selos de indicação de procedência e de denominação de origem, com vinhos de altíssima qualidade. A região conta com nada menos que 79 vinícolas. Nelas é possível fazer visitas, degustações, participar de almoços ou jantares harmonizados com vinho e com cardápios especiais.
De pequenas propriedades a grandes grupos, cada vinícola da região oferece uma forma diferente de conhecer um pouco mais sobre esse rico mundo do vinho. Restaurantes e hotéis também costumam realizar refeições harmonizadas, com opções de cardápios que vão do tradicional ao contemporâneo.
A Serra Gaúcha é conhecida pela mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos, invariavelmente valorizando a tradição familiar. Seja na gastronomia italiana colonial, que vem passando de geração para geração, seja na cozinha contemporânea e nos bistrôs gourmets, com cardápios de chefs renomados, a satisfação é garantida.
Entre as opções gastronômicas, há para todos os gostos. Famosas sopas feitas com massa – como Capeletti -, polenta, queijos de vários sabores e cores – como Morbier -, fondue, galeto tradicional, salame de javali, cuca alemã, sagu, biscoitos – como de baunilha -, panna cotta e chocolate quente, apenas para citar alguns da cozinha local. O Restaurante Maria Valduga, da Casa Valduga, e o Valle Rústico Restaurante são bons exemplos da união da cozinha local com vinhos de qualidade.
Passeios a pé ou de bike – Os vales e as paisagens repletas de parreirais são alguns dos encantos da região que podem ser explorados em caminhadas por trilhas guiadas ou de bicicleta. Nos caminhos, o visitante encontra as marcas da imigração europeia, especialmente italiana, hoje enraizada nos moradores, com exemplos como a construção de capelas, a devoção aos santos, o dialeto venetto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho.
De bike, é possível conhecer Bento e região, com os passeios pelos principais roteiros turísticos organizados, por exemplo, pelo Dall’Onder Cicloturismo, do Dall’Onder Grande Hotel. São cinco rotas diferentes, todas com opções de maior ou menor dificuldade, duração e percurso: Caminhos de Pedra (Pedalada Cultural), Estrada do Sabor (Pedalada Colonial), Rio das Antas (Pedalada Ecológica), Salto Ventoso (Pedalada Refrescante) e Vale dos Vinhedos (Pedalada Enoturística).
Outra atração é a visita ao Parque Casa da Ovelha, que faz parte do roteiro turístico Caminhos de Pedra. Lá o visitante tem oportunidade de conhecer fazenda, laticínio e um parque de vivências, com experiências típicas de uma criação de ovinos. É um ponto turístico em Bento Gonçalves que segue três conceitos principais: o sabor, a saúde e a tradição. É possível assistir à amamentação de filhotes, pastoreio de ovelhas com cães Border Collie, falcoaria (exibição de falcões amestrados) e comprar produtos derivados do leite de ovelha, como queijos de alta qualidade e uma linha de cosméticos diferenciada.
Spa do Vinho – Entre os destaques do Vale dos Vinhedos para quem quer viver uma experiência diferenciada está o spa do vinho, localizado no Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola. Lá, em meio a belas paisagens e a muitas atrações, há tratamentos vinoterápicos abertos a hóspedes e não hóspedes.
Pedal e vinho – Para quem gosta de esporte, novembro trará uma atração a mais. Isso porque a região receberá a primeira prova de mountain bike que une competição e enoturismo. É o Wine Bike – Desafio Vale dos Vinhedos 2017, que será entre os dias 17 e 19, na cidade de Bento Gonçalves. Trata-se de um evento voltado para toda a família, que alia o prazer de competir ao de degustar os melhores vinhos, apreciar a gastronomia, visitar destinos turísticos e vivenciar as tradições culturais.
O Wine Bike – Desafio Vale dos Vinhedos 2017 estará voltado para todo esse clima enogastronômico que envolve a região. Além de passar pelos parreirais em seu percurso, terá degustação de vinhos e espumantes – por exemplo – na cerimônia de premiação, com a Festa do Espumante e o Jantar de Massas.
A prova – Dividido em três circuitos – WB Pro 90 km, WB SPORT 50 km e WB AMADOR 30 km – e em diversas categorias, o Wine Bike permitirá que os ciclistas participem de acordo com o seu nível técnico e com os desafios que pretendem enfrentar. O limite de inscritos é de 800 competidores, disputando em categorias por faixa etária, no Masculino e no Feminino.
A programação começa na sexta-feira (17) com a entrega de kits para os atletas no Dall’Onder Grande Hotel. A prova está marcada para o sábado (18) pela manhã, com a largada e a chegada na “Rua Coberta” – Rolando Gudde. O domingo (19) fica reservado para os passeios turísticos e o cicloturismo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 23h59 do dia 31 de outubro no site oficial.
Hospedagem – O Wine Bike – Desafio Vale dos Vinhedos 2017 conta com a parceria do Grupo Dall’Onder. Os hotéis Dall’Onder Grande Hotel e Dall’Onder Vittoria Hotel, em Bento Gonçalves, estarão com condições especiais de hospedagem para os participantes do evento e seus familiares. Os dois hotéis estão situados em uma das principais avenidas de Bento, oferecendo soluções completas em hotelaria.
O Dall’Onder Grande Hotel, com mais de 30 anos de história, conta com 22 mil metros quadrados de área construída. Já o Dall’Onder Vittoria Hotel possui um estilo contemporâneo, unindo modernidade e praticidade.
O Wine Bike – Desafio Vale dos Vinhedos 2017 é uma realização da ZDL Sports e Zenith Sports, com o apoio de Dall’Onder Hotéis e Secretaria de Turismo e Prefeitura de Bento Gonçalves.