Dispositivo do tamanho de uma caixa de fósforos utiliza sensor especial que que mede as forças opostas ao movimento da bike, como arrasto aerodinâmico, atrito e inclinação do terreno para calcular a potência
A atual popularização do uso de medidores de potência resultou em uma mudança radical na forma como os preparadores físicos e técnicos de atletas de alta performance medem a intensidade dos treinamentos de bicicleta.Mesmo com a simplificação da tecnologia dos potenciômetros para bikes, o preço ainda é a principal barreira ao uso deste dispositivo, cujo custo não raras vezes beira a soma de vários milhares de reais. Uma boa alternativa aos medidores de potência de medição convencional é o Powerpod, dispositivo que utiliza uma outra abordagem na medição da potência do ciclista.
De tamanho pequeno e simples de utilizar, o Powerpod é instalado diretamente no guidão da bicicleta e utiliza um sensor denominado tubo de pitot para detectar e medir as forças opostas ao movimento da bike, como arrasto aerodinâmico, atrito e inclinação do terreno para calcular a potência, cruzando informações previamente configuradas como peso total do ciclista x bicicleta, frequência cardíaca, idade etc.
Derivado do iBike Newton, o Powerpod utiliza a tecnologia de transmissão sem fio ANT+ e Bluetooth para comunicar-se com ciclocomputadores compatíveis, como os Garmin Edge e com sensores de cadência e velocidade para fornecer as informações sobre potência em tempo real. Quando em funcionamento, o dispositivo realiza até 800 leituras por segundo, resultando em um uso prático e tão preciso quanto os potenciômetros instalados no pedivela ou no cubo da roda.
Calibração e uso – O Powerpod vem calibrado de fábrica, embora para melhores resultados é recomendável a realização de uma calibração manual que resultará em maior precisão. Além disso, é possível pareá-lo com sensores instalados no pedivela, pedais ou cubo traseiro, de forma a medir individualmente a potência exercida em cada perna.
Fácil de instalar, o Powerpod utiliza sistema de montagem no guidão no mesmo padrão das câmeras de ação GoPro, e sua única condição a ser observada é que o dispositivo não não tenha seu sensor bloqueado por cabos ou conduítes a sua frente, o que ocasionaria em erros de leitura.
Aplicativo – Usuários do Powerpod contam ainda com um aplicativo gratuito, o Power House, desenvolvido em parceria com o treinador Hunter Allen, um dos pioneiros no uso de medidores de potência no ciclismo, oferece ao usuário um guia de fácil utilização para determinar o valor de referência de trabalho (FTP) e diferentes treinamentos para conseguir elevar o rendimento.
No Brasil, o medidor de potência Powerpod pode ser adquirido diretamente no website do distribuidor oficial da marca no Brasil, a SmartPow, ao preço de R$2.549,00.