Tecnologia inovadora mapeia superfície das ruas e informa a localização de buracos e outros perigos na pista para rede colaborativa
Uma parceria entre a Queen’s University Belfast e o fabricante de sistemas de iluminação para bicicletas See.Sense promete tornar as ruas mais seguras para todos que a utilizam, sejam motoristas, pedestres ou ciclistas.Com larga experiência na criação de sistemas de iluminação de seguranças para bikes, o fabricante irlandês está trabalhando com a professora de Matemática e Física da Queen’s Adele Marshall em um novo modelo de farol de guidão que, além de iluminar de forma eficiente, seja capaz de mapear irregularidades como buracos e ondulações no asfalto e transmitir estas informações em tempo real para uma rede social colaborativa.
Experiência – Já alguns anos a See.Sense produz e comercializa o Icon, uma premiada luz traseira de segurança capaz de reagir com fatores externos, reduzindo ou aumentando sua luminosidade de acordo com a luz ambiente, além de piscar automaticamente durante retornos a na aproximação de carros. Através de uma conexão Bluetooth é possível também o envio de mensagens automáticas de emergência em caso de acidente.
O novo farol, além de incorporar esta tecnologia, contará também com uma série de sensores especiais que coletarão e transmitirão informações sobre a superfície das ruas para serem interpretadas em um sofisticado software de análise de dados.Segundo Marshall, a coleta de dados aumentará a segurança nas ruas por disponibilizar imediatamente informações sobre problemas nas vias para autoridades responsáveis pelo transito e infraestrutura. Além disso, os dados ajudarão também proposta de soluções em zonas problemáticas, ajudando as cidades a usar seus recursos de forma mais eficiente.
Atualmente em vias de produção de seus primeiros protótipos, o novo farol – que ainda sequer tem um nome – deverá ser testado brevemente nas ruas de Belfast.