Marca francesa cria norma UST Road Tubeless, que promete facilidade de instalação, durabilidade e principalmente, sua segurança
Um pouco atrasada em relação às suas concorrentes que investem cada vez mais no uso de pneus sem câmara em bicicletas de estrada, a Mavic anuncia o lançamento de cinco novas linhas de rodas e um novo pneu para utilização tubeless. De acordo com a marca francesa, a demora deveu-se à necessidade de se criar um novo standard de qualidade, a exemplo do padrão UST, atualmente utilizado pelo mercado do mountain bike.Com a criação do padrão UST Road Tubeless, a Mavic desenvolveu normas técnicas de orientação no design de aros, rodas e pneus, de forma que ocorra uma vedação perfeita entre estes, sem prejuízo de sua facilidade de instalação, sua durabilidade e, principalmente, sua segurança.
Desenvolvido originalmente em 1999 em parceria entre as marcas francesas Mavic, Michelin e Hutchinson para o mercado de bicicletas mountain bike, o padrão de certificação Universal Standard Tubeless (UST) é atualmente seguido por dezenas de fabricantes de componentes.
Basicamente, um sistema UST utiliza um design especial levemente chanfrado ao longo da borda interna do aro da roda, que se encaixa perfeitamente em pneus com a mesma certificação, que possuem uma borda interna em forma de gota. Este padrão possibilita que o pneu permaneça montado no aro mesmo que haja vazamento de pressão, condição fundamental para a segurança dos ciclistas de estrada que, segundo a Mavic, seus concorrentes não tem dado a devida atenção.
Os novos modelos de rodas Mavic UST Road foram desenvolvidos para serem utilizados em conjunto com o novo pneu Yksion Pro UST, disponível nas opções com 25 e 28mm de largura. Este pneu conta com borda em kevlar, o que lhe garante excelentes caraterísticas de leveza e resistência, além de possuir a maleabilidade necessária para se moldar corretamente na parede interna do aro. Segundo a Mavic, é possível montar o Yksion Pro UST com o auxílio de uma bomba de piso comum, graças ao design do aro e à vedação eficaz proporcionada pela elasticidade da borda interna do pneu.
Embora tecnicamente o novo sistema tubeless de bicicletas de estrada da Mavic seja tão preciso que possa ser utilizado sem a necessidade de selantes, a Mavic recomenda que, a título de proteção contra furos, seja aplicado 30ml do líquido em cada pneu.
Vantagens – Assim como no mountain bike, ciclistas de estrada beneficiam-se de diversas vantagens na utilização de sistemas tubeless. Ao eliminar de ar do conjunto, reduz-se o atrito entre ela e o pneu, reduzindo a resistência de rolagem em até 15%.
O peso também é um fator a se levar em consideração. Embora um pneu UST pese 45 gramas a mais que sua versão standard, o conjunto pneu / selante acaba por ser 40g mais leve que a união pneu / câmara de ar.
Novas rodas, aros e pneus
Com o lançamento do padrão UST Road Tubeless, a Mavic disponibiliza 15 novas versões de rodas que irão somar-se às linhas Comete, Cosmic, Ksyrium e Allroad, além do aro Open Pro e o pneu Yksion Pro UST.
Modelo | Preço | Peso |
RODA | ||
---|---|---|
Comete Pro Carbon SL Disc | U$ 1899 | 1755 gramas |
Comete Pro Carbon SL | U$ 1799 | 1635 gramas |
Cosmic Pro Carbon SL Disc | U$ 1899 | 1570 gramas |
Cosmic Pro Carbon | U$ 1799 | 1450 gramas |
Cosmic Elite Disc (disponível em julho) | U$ 499 | 1770 gramas |
Cosmic Elite (disponível em julho) | U$ 449 | 1850 gramas |
Ksyrium Pro Carbon SL Disc | U$ 1899 | 1510 gramas |
Ksyrium Pro Carbon SL | U$ 1799 | 1390 gramas |
Ksyrium Pro Disc (disponível em julho) | U$ 1099 | 1620 gramas |
Ksyrium Pro (disponível em julho) | U$ 999 | 1420 gramas |
Ksyrium Elite Disc (disponível em julho) | U$ 799 | 1690 gramas |
Ksyrium Elite (disponível em julho) | U$ 699 | 1520 gramas |
Allroad Pro Disc | U$ 1099 | 1660 gramas |
Allroad Elite Disc | U$ 799 | 1720 gramas |
Allroad Elite RB (rim brake) | U$ 799 | 1600 gramas |
AROS | ||
Open Pro Disc | U$ 99 | 420 gramas |
Open Pro | U$ 99 | 420 gramas |
PNEU | ||
Yksion Pro UST | U$ 69 | 260 gramas |
Atualmente o padrão UST Road Tubeless está em vias de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) e pela European Tyre and Rim Technical Organisation (ETRTO), entidade internacional responsável pela normatização dos diâmetros e design dos aros de rodas. Ao obter a certificação ETRTO, a Mavic abre as portas do uso da patente para outras marcas, que podem mediante o pagamento de royalties, utilizar a tecnologia.