Competições como o L’Étape Brasil e o IronMan Brasil atraem atletas amadores e profissionais que procuram por novos desafios físicos e mentais com suas bicicletas
As competições de bicicleta em rodovias registram todo ano inscrições de novos competidores, muitos deles encaram a prova como desafio pessoal e iniciam a carreira nesta modalidade. As primeiras corridas deste formato foram registradas na Europa, mais especificamente em Paris, no ano de 1868, com um percurso de 1.200 metros. Mais tarde, já em 1903, o editor de um jornal recém-lançado para a cobertura destas disputas decidiu realizar uma prova ao redor da França. Assim, nasceu o famoso Tour de France, uma das corridas mais conhecidas do mundo e que ocorre até hoje. A prova consiste em pedalar pela extensão do país durante mais de vinte dias.A prova deu origem a outras competições similares, entre elas a derivada L’Étape, também criada na França. A disputa é dedicada a ciclistas amadores e atrai anualmente uma média de 13 mil ciclistas, vindos de 50 países diferentes. Os inscritos enfrentam desafios mentais e físicos durante toda competição, que dura 22 dias, sendo dois dedicados para descanso. Desde 2015, a L’etape possui sua versão brasileira, a L’Étape Brasil, que já se tornou o maior evento de ciclismo amador da América Latina, o que reforça a força da modalidade no país.
Segundo Bruno Prada, diretor da L’Étape Brasil, a organização da prova se inicia logo após o encerramento da edição anterior, pois além do grande número de ciclistas existem algumas exigências que devem ser seguidas pelos responsáveis para que a rodovia seja liberada pelo Governo. “Muitas pessoas acham que é um trabalho de uma semana ou um mês, mas na verdade trabalhamos o ano inteiro, pois são centenas de detalhes. Fechar uma rodovia é complexo e demanda negociação com os órgãos competentes. No caso da L’Étape também realizamos outros 15 eventos promocionais, como as Blitz e os Treinos Secretos que também tomam bastante tempo da equipe”, explica.
A L’Étape possui dois percursos distintos: o meio L’Étape, que possui 54km e com duração máxima de 2h30m, e completo, com 112km e 2800m de altimetria. Prado diz que “quem pedala duas vezes por semana, já possui preparo para completar o meio percurso; já a prova completa demanda um treinamento de quatro meses, é uma prova dura”.
Outra grande prova que acontece anualmente em cinco capitais brasileiras – Alagoas, Fortaleza, Florianópolis, Palmas e Rio de Janeiro – é a IronMan Brasil. A competição de triátlon atrai competidores dos cinco continentes e é voltada a profissionais e amadores, sendo uma das etapas de ciclismo realizadas em rodovias. Por ser uma prova de triátlon, a preparação do atleta é intensa e diferenciada. “O tempo de treinamento é particular de cada atleta e seus objetivos. De uma forma geral, caso a meta seja terminar bem o percurso, uma pessoa que já pratique pelo menos um esporte com frequência precisaria de, no mínimo, um ano de preparação”, recomenda Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, organizadora da IronMan Brasil.
Galvão também ressalta que é de suma importância buscar uma assessoria esportiva com profissionais capacitados, que façam uma avaliação e recomendem um plano de treinamento adequado. “É importante também começar no triátlon com distâncias menores para adquirir familiaridade com o esporte até chegar ao IronMan.” A prova IronMan Full possui 180 km de ciclismo; contabilizando as provas de natação e corrida, a duração máxima pode chegar a 17h. Segundo a organização, os atletas de Elite realizam toda a prova em cerca de oito horas.
Os organizadores também salientam que as melhores bikes para competir nestas provas são as do modelo speed ou as de montain bikes. No caso da L’Étape, não são aceitas bicicletas elétricas ou com clip (apoio no guidão).
Dicas para competir – Em provas de longa duração como estas, há um enorme degaste físico e psicológico. Por isto, é necessário preparação e planejamento da inscrição, hospedagem, passagens e treinamentos. Vale lembrar que os treinos possuem algumas particularidades, pois também são realizados em rodovias e, nestas ocasiões, a pista não está fechada. Competidores recomendam que a prática seja realizada sempre em grupos e quem ainda não estiver totalmente seguro deve ficar no ‘vácuo’ do ciclista da frente. Também é essencial estar bem hidratado e agasalhado.
Para ter sucesso na disputa, a preparação é intensa e a rotina rigorosa. Ramon Costa, atleta amador de triátlon conta que decidiu participar da IronMan após assistir seu cunhado. “A energia da prova é tão intensa que quis, na mesma hora, fazer parte daquilo. Assim que voltei para casa realizei minha inscrição. O engraçado é que eu nunca tinha participado de uma prova de triátlon, foi uma mudança radical na minha vida”, relembra.
As inscrições para o IronMan iniciam um ano antes da prova, tempo de preparação do atleta, e geralmente esgotam rapidamente as 2 mil vagas para competidores de todo o mundo. “Quando me inscrevi, as vagas acabaram em sete minutos. Brincamos que quem consegue se inscrever já é um vitorioso, pois a prova é muito disputada”, diz o atleta.
Para garantir a segurança e bem-estar do ciclista, o percurso da disputa é equipado com pontos de hidratação, com água, cereais e isotônicos, além de ambulâncias, médicos e mecânicos preparados para qualquer problema técnico com as bicicletas. A L’Étape, por exemplo, distribuí 12.000 litros de água e 10.000 barras de cereais, além de contar com 15 ambulâncias e 45 médicos distribuídos ao longo do trajeto.
A maior gratificação em atravessar a linha de chegada se dá pela conquista do conhecimento e superação, tanto individual como coletivo. “Vemos exemplos de determinação que nunca nem imaginamos; participar de uma prova dessa muda você de várias maneiras e sempre digo que nunca se deve duvidar de uma pessoa determinada”, finaliza Ramon.