Bianchi Specialissima Pantani 20th Anniversary utiliza a mesma pintura e grafismo da bike utilizada pelo Pirata em sua conquista dupla do Giro d’Italia e do Tour de France em 1998
Em 1998, o italiano Marco Pantani foi protagonista de um dos maiores feitos já realizados no esporte ao vencer, em um única temporada, duas das maiores provas de ciclismo do mundo: o Giro d’Italia e o Tour de France, façanha que colocou o ‘Pirata’, como era chamado por seus incontáveis fãs, no rol dos maiores ciclistas de todos os tempos.Para homenagear o 20º aniversário desta conquista, a Bianchi lançou uma edição comemorativa de sua bicicleta topo de linha Specialissima CV, com pintura e grafismo idênticos aos da bike Bianchi MegaPro XL utilizada por Pantani em 1998.
Com uma combinação entre a tradicional cor ‘Celeste’ da marca italiana e o amarelo da equipe de Pantani, a Mercatone Uno, a nova Bianchi Specialissima CV 2018 Pantani – 20th Anniversary utiliza o mesmo quadro de apenas 780 gramas, construído em fibra de carbono com a tecnologia Countervail, desenvolvida pela Nasa que absorve até 80% das vibrações causadas pelo terreno. Além da pintura, o quadro possui o mesmo brasão da Casa Bianchi fixada ao tubo da caixa de direção utilizada na bike do Pirata.
Como não poderia deixar de ser em uma bicicleta que homenageia Pantani, a Bianchi Specialissima possui uma geometria que privilegia os escaladores e amantes das montanhas. Será comercializada com diversas opções de configuração, que vão dos grupos Campagnolo Super Record, Shimano Dura-Ace (mecânico e Di2) e SRAM Red eTap, todos de 11 velocidades, com relação compacta. De acordo com o fabricante, o preço da bike edição limitada é de 400 euros sobre o valor da Specialissima de série correspondente.