23 de novembro de 2024
Luis Henrique Cocuzzi - Foto: Thiago Lemos

Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão vencem o Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2017

Principal prova do calendário nacional reuniu mais de 250 ciclistas no município de Domingos Martins, no Espírito Santo

O município de Domingos Martins, região serrana do Espirito Santo, acordou pedalando neste domingo, 23 de julho. As maiores feras do Mountain Bike brasileiro marcaram presença em busca do título nacional da modalidade e protagonizaram uma grande festa sobre duas rodas, que ficou marcado pela socialização entre atletas, amigos e familiares.

Ao todo foram 19 categorias oficiais brigando pelas primeiras colocações. Os vencedores levaram para casa a camiseta de campeão nacional que poderá ser utilizada nas competições oficiais da confederação até o próximo campeonato brasileiro. Todos os primeiros colocados das categorias Elite, Júnior e Sub-23, também pontuam no ranking internacional da UCI.

Foto: Wesley Kestrel / CBC

O dia começou com a emoção dos familiares que acompanhavam os atletas das categorias de base. Gritos de motivação, muita emoção e até choro fizeram parte das primeiras baterias, que teve como um dos principais destaques a jovem revelação do MTB Brasileiro Bruna Sallfeld, de apenas 17 anos. Marcela Lima Matos, do Raiza MTB Team terminou em segundo lugar e Stella Marques, da Flay Bikes, em terceiro. 

A ciclista gaúcha já coleciona quatro títulos nacionais, sendo um na categoria infanto-juvenil, dois na Juvenil e o recém conquistado na Junior. “Eu não tenho palavras para conseguir explicar a emoção que eu estou sentindo. Esse foi o meu quarto título brasileiro consecutivo, então estou muito feliz. O brasileiro é uma prova muito importante pra mim, acende sempre uma faísca no meu coração e eu acabo entrando em uma outra atmosfera. Compartilho essa vitória com toda minha família e amigos que não deixaram de torcer por nenhum minuto, sempre gritando e me incentivando”, contou Bruna Saalfeld.

Bruna Saalfeld – Foto: Wesley Kestrel / CBC

Considerada uma das disputas mais acirradas do dia, os ciclistas da categoria Junior masculino protagonizaram uma grande prova, terminando com um Sprint final muito apertado entre os três primeiros colocados. A vitória ficou com o mineiro Lucas Sírio, da equipe Specialized, que comemorou a vitória sobre Pedro Lage, da Bike Point Criciúma, segundo colocado, e Cristian Lazzari, que defende a equipe AGACI, em terceiro.

Experiência na ponta do pedal – Com uma vasta experiência no esporte, os veteranos da categoria Master também abrilhantaram o campeonato de forma surpreendente. O destaque ficou por conta dos atletas Marconi Ribeiro e Abraão Azevedo, ambos de Brasília.

Marconi, do Clube Marconi Ribeiro, foi o campeão da categoria Master B1, completando as quatro voltas do percurso em 1h02min03s. Leandro Rambo ficou em segundo com 1h02min10s e Silvio Amorim em terceiro com 1h03min53. Já Abraão Azevedo, que defende o time AAZ Bike Clube levou a melhor com 1h04min03s e festejou o décimo título brasileiro. O multicampeão terminou a prova com 1min27s sobre Robson Aloisio e 4min59s sobre Gustavo Ribeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Abraão Azevedo – Foto: Thiago Lemos

Disputa de Elite – Aguardada com muita ansiedade por toda a plateia presente, a categoria Elite não decepcionou e pedalou forte. A largada da Elite Feminina já mostrava como seria a disputa. As atletas iniciaram a prova com um ritmo muito forte e logo a prova estava definida com uma estratégia agressiva da ciclista Raiza Goulão, da equipe PMRA Racing Team, que assumiu a liderança na primeira volta e finalizou o percurso com 1h24min11s e pouco mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada.

“Cheguei da Europa com muita sede de correr. Estava com saudade desse calor brasileiro. A pista estava incrível, a cada ano estamos tendo uma surpresa maior com as pistas do Campeonato Brasileiro. A cada ano estão mais técnicas, sempre se baseando em pistas da copa do mundo e isso é muito importante para a evolução do nosso esporte. Estou muito contente e acho que foi um ótimo treino pra mim, que ainda tenho muitas provas para disputar fora do país”, declarou Raiza.

Na segunda colocação terminou, também destacada, Leticia Candido, da equipe TSW Racing Team, marcando o tempo de 1h32min27s. O terceiro posto foi ocupado pela experiente ciclista Erika Gramiscelli, do time Gramiscelli Bikes, com 1h33min58s. Já a campeã da Sub-23 feminina foi Karen Fernandes, da Oggi Bikes.

Pódio da Elite Feminina – Foto: Wesley Kestrel / CBC

Para finalizar o dia com emoção e muita rivalidade, os atletas da categoria Elite Masculina alinharam na última bateria e pedalaram seis voltas no circuito. Nem a chuva que caiu no fim do dia tirou o brilho da competição. A prova começou calma e aos poucos o nível foi aumentando, fazendo o pelotão principal se desfazer em vários pequenos grupos. Com isso os atletas Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Sherman Trezza e Guilherme Gotardelo assumiram a liderança da prova.

O quarteto seguiu na ponta até a última volta, onde surgiram vários ataques e Luiz Henrique Cocuzzi, que defende a equipe Lar Nossa Senhora Aparecida, seguiu isolado na liderança para cravar 1h23min08s e comemorar o seu primeiro título nacional na categoria Elite.

“O circuito era bem misto com muita subida e um final bastante técnico. Gostei muito de participar da prova e poder sair com a vitória. Cruzei a linha de chegada completamente arrepiado com o calor da torcida, foi indescritível. Esse foi meu sétimo título nacional da carreira sendo o primeiro na elite, então tem um gostinho muito especial”, destacou o campeão.

Elite Masculina – Foto: Wesley Kestrel / CBC

Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, completou a prova em 1h23min26s e conquistou a segunda colocação no sprint final sobre Sherman Trezza, da equipe Caloi, que completou o pódio na terceira colocação com o mesmo tempo. O destaque e grande campeão da Sub-23 masculina foi José Gabriel Marques, da equipe Audax.

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Espirito Santense de Ciclismo (FESC), com patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização