Eloisa Fryder, que pedala sorrindo, vence a disputa. Ana Julia Alves, de 13 anos e apenas seis meses de experiência, leva a prata
O Paraná fez a dobradinha na prova feminina de 500m contra-relógio, primeira final dos Jogos Escolares da Juventude – Edição 12 a 14 anos Curitiba 2017. Atleta de Guarapuava, Eloisa Fryder, da Escola Aldeia do Sol, conquistou a medalha de ouro com o tempo de 43s615, enquanto Ana Julia Alves, do Colégio Estadual Francisco Villanueva, de Rolândia, ficou com a prata, com 43s693. A gaúcha Julia Lauffer Schuler, da Escola Estadual Willy Oscar Konrath, completou o pódio. A prova foi realizada no velódromo de Curitiba.Primeira campeã da edição 2017 dos Jogos Escolares, Eloisa pedala com um sorriso marcante de orelha a orelha no rosto, sinal da sua paixão pelo esporte. “Tem que ser feliz né?”, disparou a jovem de 14 anos. “As provas de velocidade não são a minha especialidade, por isso acredito que amanhã (quinta-feira), na prova de Estrada, eu tenho boas chances de voltar ao pódio. Eu ficava muito tensa nas provas, mas deixei o nervosismo de lado, corri bem solta e conquistei a vitória. Estou muito feliz”.
Supersticiosa, Eloisa usa uma polaina de competição, branca com bolinhas vermelhas, semelhante à camisa usada pelo ciclista escalador líder da Volta da França. “Quando a competição começa, eu só tiro a polaina para tomar banho”, disse.
Medalhista de prata, Ana Julia tem 13 anos e começou a pedalar há apenas seis meses. “Comecei no atletismo e na escola sempre fui a mais rápida, sempre tive esse jeito esportivo. Eu acompanhava a minha mãe (Simone) na academia e o professor disse que eu tinha aptidão pro ciclismo. Iniciei no esporte no início desse ano. Aí conquistei o título na minha primeira competição, que foi o Estadual e cheguei aqui para disputar os Jogos Escolares”, disse Ana Julia.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), co-realizados pelo Ministério do Esporte, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) nas provas de Ciclismo, patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.