Letícia Cândido e Luiz Henrique Cocuzzi foram os campeões da temporada. Avancini e Letícia levaram a melhor no campeonato
No segundo e último dia de competição, as largadas da Copa Internacional de MTB, o Short Track e as premiações do campeonato marcaram o evento. Neste domingo (24), Luiz Henrique Cocuzzi (Equipe Lar -Scott – KMC- GTK – Penks) e Letícia Cândido (TSW Racing Team) foram os campeões nas disputas emocionantes do Short Track (XCC). Ficaram em segunda e terceira colocações o espanhol Sérgio Mantecón (Trek Factory Racing) e Guilherme Muller (Sense Factory Racing). No Feminino, Sofia Subtil (Audax Bike Team) e Isabela Ribeiro (Specialized Race BR) completaram os três primeiros lugares.Short Track – A pista do Short Track tem 2 km e os atletas pedalaram durante 25 minutos no percurso e deram mais duas voltas para completarem a prova. No masculino, a disputa foi forte entre o campeão brasileiro de XCO Luiz Henrique Cocuzzi e o espanhol Sérgio Mantecón. “Estou muito feliz com os resultados que consegui nos dois de prova e também com o evento estar acontecendo em São Paulo. Aqui a cultura de XCO ainda é pequena e ter uma pista dentro da cidade ajuda a incentivar o público e as crianças a começarem a praticar o mountain bike que é o esporte que eu gosto e que eu quero ver crescer”, disse.
No Feminino, Letícia Cândido liderou a maior parte da prova. “Essa é uma prova muito explosiva. Estou feliz porque prefiro provas mais longas. Tinha uma parte técnica e eu consegui ficar bem concentrada. Eu fiz uma boa largada e as meninas andaram muito forte. Eu usei a concentração e a experiência e fiquei muito feliz”, comentou.
Campeonato – A CIMTB Levorin finalizou o campeonato com chave de ouro. Foram quatro etapas em 2017. A primeira delas foi em Araxá em março, em seguida São João del-Rei em junho e Congonhas em agosto. No pódio geral da Super Elite Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) e Letícia Candido subiram nos lugares mais altos e comemoram a vitória.
Para Avancini a temporada foi positiva, e, segundo ele, o resultado de Araxá, no qual ele foi campeão, fez diferença para levar o campeonato. “Trazer a última etapa para dentro de São Paulo, eu considero um marco para a mobilidade. Temos um evento de XCO anexado a uma feira que uma das principais do setor, com as principais marcas de bicicletas e dentro da principal metrópole do país. Mais um passo que a CIMTB faz para o esporte, e ser campeão do evento que faz tanto para o esporte é muito gratificante”, disse.
A atleta Letícia Cândido comentou que mesmo depois de passar por uma fadiga muscular durante o campeonato, ela conseguiu alcançar o objetivo. “Estou muito feliz, meu objetivo foi alcançado e não foi nada fácil. Eu vim bem focada para defender a camisa de líder e mesmo que meu desempenho na temporada não foi o que eu tinha esperado, eu conquistei o que tinha traçado e isso é espetacular. Conquistar o título da CIMTB é um sonho realizado”, finalizou.
Sub-23 – No Feminino da Sub-23, a colombiana Valeria Garcia Ruiz (Audax Fsa Bike Team) levou a melhor ao lado do companheiro de equipe José Gabriel Marques (Audax Fsa Bike Team). No geral, Karen Olímpio (Isapa/Oggi) e José Gabriel foram os campeões.
Junior – Na Junior, os campeões da prova de XCO deste domingo foram Marcela Lima (Time Raiza Goulão) e Lucas Sírio (Specialized Racing BR). No campeonato, sagram-se campeões da categoria Winston Pinto Porto Junior (Over Bike Team) e Bruna Elias (Specialized Racing BR).
E-bike – A E-bike também pedalou na pista de Short Track. Foram 15 minutos mais duas voltas para completarem o percurso. E quem ficou com a primeira colocação foi Diego Malagon seguido de André Luiz Colombini e Caio Salerno.
Mascote – Na última etapa da CIMTB Levorin também foi decidido o nome do mascote. O Tatu Bola, facilmente visto nas trilhas e mountain bike, foi batizado como Pitoco. Ele representa a força do esporte e a ligação com a natureza. Apesar de ser um animal que se impõe com sua armadura natural, é um bicho da paz.