Atletas das duas categorias terão que dosar resistência, energia e trabalhar o psicológico para vencer os percursos, que reserva trechos em tobogã
O Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017, que chega na sua 4ª e última etapa da temporada, será realizado no dia 8 de outubro, com novo local de concentração, largada e chegada: na Praça do Turista, em Piratininga, espaço público de eventos da cidade que contará com toda a estrutura para receber os atletas, familiares e amigos, com praça de alimentação, banheiros e estandes dos patrocinadores da 4ª etapa.Os percursos Pro e Sport irão desafiar os ciclistas profissionais e iniciantes com subidas e descidas que podem ser decisivas na disputa por posições. “Logo no início das provas, os percursos já exigirão dos atletas preparação física e mental em um circuito muito duro, com trechos em tobogã, com areia fofa, pedras e cascalhos”, comenta Agnaldo Máximo, o grandão, organizador da prova.
Percurso Pro – O trajeto Pro, para atletas profissionais, terá cerca de 51 km, com saída pelo asfalto, passando pelo centro de Piratininga e caindo numa descida na areia por volta do Km 2,5, com destino a Duartina. “O pelotão sairá em deslocamento, contido pelos carros de apoio até o início da terra, onde será dada a largada na descida. Após este trecho, os ciclistas passarão por um vale à direita e por volta do km 7, terá a primeira subida de aproximadamente 1 km, com início leve, mas que chega na metade do aclive com cerca de 12% de elevação”, conta Máximo, que acrescenta que logo adiante, outra subida de 15% de elevação irá exigir das pernas dos atletas.
[activity id=1199421310 map_width=”618″ ]Com altimetria de 1040 m, os atletas da Pro irão enfrentar até o km 16 trechos muito seletivos, que poderão ser fundamentais para o posicionamento dos atletas ao longo de toda a prova. “Por volta do km 18, ponto mais alto da prova, teremos o primeiro posto de hidratação, momento que a direção muda sentido a Cabrália Paulista, passando por um rio bem raso, de cerca de 20 cm, com cascalho e que será um refresco aos ciclistas”, detalha o organizador.
Como o percurso Pro terá muitas descidas, o evento sinalizará os trechos de maior atenção, alertando os atletas para os cuidados necessários para evitar quedas. “Os ciclistas passarão ainda por Brasília Paulista em um trecho plano, seguido por uma subida novamente e chegando ao asfalto, já bem próximo a Piratininga, onde será muito importante a atenção dos ciclistas pois será um trecho de rodovia, chegando a cidade para o sprint final em uma reta de asfalto até à Praça do Turista”, descreve.
Percurso Sport – Já o trajeto Sport, de 25 km, não dará moleza aos pedaleiros iniciantes. O padrão tobogã da Pro se repetirá no percurso Sport, com altimetria de cerca de 480 m. “A saída será a mesma da Pro, passando por Piratininga em pelotão com os carros de apoio e na areia será dada a largada, onde os ciclistas já pegam uma pequena subida e na sequência, uma descida de areia, que vai requerer atenção e controle da bike. Por volta do km 5 os competidores enfrentarão a primeira grande subida, bem dura, com pedra e alto grau de exigência técnica”, diz Agnaldo.
[activity id=1198223569 map_width=”618″ ]No sobe e desce, os atletas da Sport passarão por muitas propriedades rurais, em um percurso bastante arborizado, bem agradável. “É importante alertar que os ciclistas encontrarão muita areia fofa, que vai exigir habilidade, técnica e muito controle para não cair, já que os trechos de descida têm esta característica”, ressalta Máximo, que acrescenta que os percursos da 4ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites são os melhores da temporada. “São trajetos duros, com um visual muito bacana e com alto grau técnico”.
A 4ª etapa terá uma premiação de mais de R$ 4 mil para todos os ciclistas que chegarem nas primeiras colocações em suas categorias.
Categorias – A 4ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017 será dividida em dez categorias no masculino, do juvenil ao veterano, em duas categorias no feminino, Sub-35 e Máster, além das categorias em Dupla Masculino e Dupla Mista, que são as categorias Pro e largam 10 minutos antes. Haverá também as categorias estreantes no masculino e feminino até 40 anos e acima de 40 anos, voltadas aos atletas iniciantes. No entanto, todos os ciclistas percorrem o mesmo trajeto, separado apenas entre nível Pro (atletas profissionais e amadores) e Sport (atletas iniciantes).
Como participar – O 2º lote de inscrições para a 4ª etapa Circuito Pedal Sem Limites, no valor de R$ 80,00, estará à venda até o dia 3 de outubro no site Incentivo Esporte e também na Loja Special Bikes, em Bauru. “É importante lembrar aos atletas para trazerem no dia da prova 2 litros de leite longa vida ou 2 quilos de alimento não perecível, que serão doados às entidades assistenciais”, reitera Agnaldo.
Máximo acrescenta que, para uma boa competição, é necessário que os atletas estejam atentos aos equipamentos indispensáveis de segurança, como capacete, bermuda ou calça apropriada a prática do ciclismo, tênis ou sapatilha, luvas, óculos e protetor solar.
Serviço
4ª etapa do Circuito Pedal Sem Limites MTB 2017
- Data e horário: Dia 8 de outubro, com retirada dos kits a partir das 6h30, formação do grid de largada às 8h50, largada para a categoria Pro às 9h e Sport, às 9h20.
- Local da Largada e chegada: Praça do Turista de Piratininga. Rua Manoel Pedro Carneiro, S/N, em Piratininga.
- Inscrições e informações: Na página do Pedal Sem Limites no Facebook pelo site Incentivo Esporte e na loja Special Bikes, em Bauru (Rua Antonio Alves, 33-40, em Bauru).
- Realização: Máximus Eventos Esportivos.