22 de novembro de 2024
Gustavo Xavier no pódio - Foto: CBC / Divulgação

Brasileiro Gustavo Xavier é bronze no Ciclismo de Estrada dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Prova de resistência foi realizada neste domingo (8) e contou com a participação de quatro brasileiros

Com uma participação bastante positiva, a equipe brasileira de ciclismo conquistou cinco medalhas durante os Jogos Sul-Americanos da Juventude, que aconteceu em Santiago, no Chile, entre os dias 29 de setembro a 08 de outubro, reunindo jovens promessas do esporte com idade entre 15 e 16 anos. Neste domingo, durante as últimas provas, o ciclista Gustavo Xavier conquistou a medalha de bronze na prova de resistência do Ciclismo de Estrada.

“Os atletas apresentaram um nível bastante alto durante todas as provas. Nossa equipe foi evoluindo com o passar dos dias e aos poucos conseguimos encontrar o equilíbrio necessário para brigar por medalhas. Todos os nossos atletas estão de parabéns pelo desempenho. O ciclismo encerra sua participação contribuindo com cinco medalhas para o Time Brasil e isso é muito importante para a modalidade”, destacou o técnico Emerson Silva.

O primeiro desafio do dia começou com a prova de resistência para a categoria feminina. Amanda Kunkel largou confiante em uma das provas que é sua especialidade. Até o quilômetro final, Amanda se manteve entre as líderes, mas infelizmente nos últimos 500 metros acabou se envolvendo em um acidente e ficou fora da disputa por medalhas. Amanda foi imediatamente atendida pela equipe médica do Comitê Olímpico do Brasil e passa bem.

Encerrando a programação, aconteceu a prova masculina com presença dos brasileiros Artur Simeoni, Gustavo Xavier e Vinicius Guimarães. Apesar da pouca idade, as revelações do ciclismo continental fizeram uma prova de alto nível do início ao fim. O trabalho da equipe brasileira foi surpreender os adversários e durante boa parte do percurso se manteve entre os primeiros colocados na liderança da prova.

Nos quilômetros finais, três atletas se destacaram dos adversários, entre eles o brasileiro Gustavo Xavier. A diferença se manteve até a decisão no Sprint final, que contou com a vitória do argentino Yoel Vargas que fez o percurso em 1h29min50s. O venezuelano Francisco Sandoval ficou com a prata e o brasileiro Gustavo Xavier comemorou o bronze, ambos com o mesmo tempo do campeão.

“Participar dos Jogos já foi incrível e terminar tendo conquistado duas medalhas é ainda mais especial. Como sou atleta oriundo do Mountain Bike, acabei sendo o elemento surpresa da equipe e tudo saiu como planejado. Estou muito feliz pela medalha conquistada e agradeço a Confederação pela oportunidade, toda a comissão técnica pelo apoio, meus companheiros de equipe e minha família que está sempre me apoiando”, declarou Gustavo.

Os atletas medalhistas do ciclismo brasileiro foram Amanda Kunkel, medalha de prata na prova de Perseguição Individual (Ciclismo de Pista) e bronze no Contra-relógio (Ciclismo de Estrada), Gustavo Xavier, bronze nas provas de Resistência (Ciclismo de Estrada) e Cross Country (Mountain Bike), e os ciclistas Pedro Pussieldi e Vinicius Guimarães que conquistaram bronze na prova de Velocidade por Equipes (Ciclismo de Pista).

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização