Final terá treinos nesta quinta e sexta (12 e 13), enquanto no sábado e domingo (14 e 15) será a vez da cronometragem dos estágios. Inscrições podem ser feitas nos dois primeiros dias no próprio local
A terceira e última etapa do Enduro Brasil Cup será umas das principais atrações esportivas da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), durante o feriado prolongado de Nossa Senhora de Aparecida, de quinta-feira a domingo (12 a 15). Durante quatro dias, alguns dos melhores pilotos de enduro MTB do País, além da presença confirmada do norte-americano Curtis Keene (Red Bull/Specialized), estarão pedalando nas trilhas vizinhas ao Condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima (MG), local que é sede da decisão do evento.Com formato inédito em provas de enduro no Brasil, a competição contará com dois dias de treinamentos, na quinta e sexta (12 e 13), e os outros dois de provas com a cronometragem dos estágios, no sábado e domingo (14 e 15). Nesta etapa final, a organização optou por um circuito menos exaustivo e mais divertido, para que o evento tenha um clima de festa e de confraternização. Ao mesmo tempo, a decisão terá a especial mais técnica do ano, chamada de Tapete Branco, com mais de dez minutos de duração, muitas pedras e linhas variadas.
Outras características do Enduro Brasil Cup colocam a inovadora competição em um patamar de destaque entre as provas do gênero no País. Entre elas está o fato de que a premiação é feita não só ao final da temporada, mas também por etapas para aqueles que forem os cinco mais rápidos em cada cidade, independente de categoria.
A certeza é que a decisão será emocionante em todas as categorias. Na principal delas, a Pro Masculina, 140 pontos separam o líder Leonardo Mattioli, com 1.120, do segundo colocado, Julio Giani, com 980. Completam as cinco primeiras colocações do ranking os pilotos Wallace Miranda, 800, Gabriel Giovaninni, 680, e Yuri Bugers, 600.
Assim como foi em Campos do Jordão (SP), na etapa intermediária, estarão em jogo na decisão mais 800 pontos ofertados ao vencedor, repetindo a pontuação dobrada. O vice-campeão da final somará 720 pontos, o terceiro colocado terá mais 680 na classificação geral e o top 5 contará ainda com mais 640 e 600 pontos para quarto e quinto colocados, respectivamente. Assim, em caso de vitória de Julio Giani, por exemplo, Léo Mattioli precisará terminar em terceiro para ser o campeão. Se Giani for o segundo, Léo vence o troféu até com o quinto lugar.
Disputas nas demais categorias – Na Pro Feminina, Danielle Villela é a primeira colocada, com 1.120 pontos. Na Sub-20, Caio Mourão é o líder, com 1.120 pontos; na Master A (30 a 34), José Francisco Pinto está na frente, com 1.060 pontos; na Master B (35 a 39 anos), o primeiro é Marcelo Botelho, com 1.080 pontos; a Master C (40 anos para cima) tem Helio Nassarala na liderança, com 900 pontos; na Sub-23 (19 a 22) Lucca Furtado está em primeiro, com 1.120 pontos; a Sub-30 (23 a 29) tem Bráulio na frente, com 800 pontos; e por fim a Master 30+ é liderada por Andre Matos, com 400 pontos.
Inscrições até esta sexta-feira (13) – Os interessados em participar da final do Enduro Brasil Cup devem estar atentos ao novo sistema de inscrições da competição, com realização exclusiva via depósito ou transferência bancária. Para efetuar a inscrição, basta depositar o valor promocional de R$ 280,00 e apresentar seu comprovante na retirada do kit. Os dados da conta bancária e as demais instruções estão disponíveis no site oficial da prova. Quem preferir, pode garantir a inscrição na própria sede do evento, no Condomínio Morro do Chapéu, nos dois dias de treinos.
Etapas anteriores – A abertura do Enduro Brasil Cup foi realizada entre 29 de abril e 1º de maio, em Nova Lima, o primeiro evento do País válido como classificatória para a Enduro World Series. Com o nome de Super Enduro Brasil, também foi válido como Campeonato Brasileiro de Enduro da CBMTB. O mineiro Leonardo Mattioli venceu a disputa, seguido de Gustavo Amorim e Andre Matos, completando o top 3.
Já a cidade de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, recebeu na metade de setembro, nos dias 16 e 17, a etapa intermediária do circuito, que teve a vitória do paulista Wallace Miranda, local de Aparecida (SP). Líder do ranking na elite, Léo Mattioli ficou em segundo, enquanto a terceira colocação no pódio foi ocupada por Gabriel Giovaninni.