Sábado (14), primeiro dia do evento, foi marcado pela retirada de kits dos 500 inscritos na oitava edição da competição com provas em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, cidades do extremo Sul da Bahia
A oitava edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, tem início neste domingo (15), a partir das 13 horas (horário local) e 14 h (de Brasília), com a realização do prólogo nas ruas e trilhas de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. A primeira de sete provas da competição contará com 21 km e 330 metros de altimetria acumulada. Neste primeiro dia do evento, sábado (14), os 500 inscritos de 22 países e 24 estados brasileiros lotaram a Vila Brasil Ride na Uiki Parracho para retirarem os kits de atleta.
O sábado foi o dia reservado por uma grande parte dos ciclistas para treinar no percurso do prólogo. Este foi caso da dupla formada pelo tcheco Jiri Novak, bicampeão em 2014 e 2015, e o brasileiro Henrique Avancini, dono do troféu de 2013. “Me sinto pronto. Acabamos de fazer nosso primeiro treino juntos e já definimos nossa tática, entre outras coisas. Será um prazer iniciar esta Brasil Ride ao lado do Avancini”, contou Jiri, ciclista que tem a chance de isolar-se como o maior vencedor da competição na open.

“A possibilidade de corrermos juntos surgiu pelas redes sociais em um papo descontraído. E, agora, estamos aqui. O prólogo é importante, mas não muito significativo para a competição geral porque é apenas 21 km de mais de 550 que pedalaremos. O evento deve começar a definir-se entre segunda e terça-feira (16 e 17) e ali teremos uma ideia em qual nível iremos brigar”, disse o tcheco.

Avancini aproveitou para avaliar a disputa pelo título geral da open. “Acredito que temos chances de um bom resultado, até na briga pelas primeiras posições. O Jiri tem característica de ser paciente e calmo, importante para a Brasil Ride. Estou bem preparado, mas não especificamente para este tipo de prova. A questão é encontrarmos um equilíbrio rápido e conseguir ajudar um ao outro. O motor dele é bom nas etapas mais longas e eu posso ter força para ataques em momentos decisivos. Estaremos na defensiva, calmos e tranquilos, mas queremos brigar no top 3 ou quem sabe pelo título, mas não entramos com uma meta clara de resultado”, destacou o ciclista de Petrópolis (RJ), que revela o quanto será especial a oitava edição do evento.
“Pessoalmente, espero competir muito bem. Estou bastante empenhado, porque terei o prazer e a honra de ser dupla do Jiri na sua última prova como ciclista profissional. Ele irá se aposentar e isso, sem dúvida, é um grande momento para um atleta do nível dele. Vou dar meu melhor para que seja um momento inesquecível”, finalizou o ciclista top 1 do Brasil no ranking mundial.

Maratona dos Descobrimentos – Realizada sempre no sétimo e último dia da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos será um evento à parte na principal ultramaratona de MTB das Américas. Na disputa realizada no formato de cross country marathon (XCM), Arraial d’Ajuda transforma-se em um verdadeiro mar de bicicletas. Desde a largada da decisão, às 9h da manhã do sábado, dia 21, até o fim da tarde, o entorno do Uiki Parracho estará tomado por ciclistas de todo o País e de diferentes partes do mundo.
Etapas
Prólogo (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Prologo_Atualizada.gpx”]2ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Guaratinga)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_2_Atualizada.gpx”]3ª Etapa (Guaratinga – Guaratinga)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_3_Atualizada.gpx”]4ª Etapa (Guaratinga – Guaratinga)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_4_Atualizada.gpx”]5ª Etapa (Guaratinga – Arraial d’Ajuda)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_5_Atualizada.gpx”]6ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_6_Atualizada.gpx”]7ª Etapa (Arraial d’Ajuda – Arraial d’Ajuda)
[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Ride_2017_Etapa_7_Atualizada.gpx”]Reconhecimento – Seis vezes vencedora do prêmio Guidão de Ouro de melhor competição do mountain bike no País, a Brasil Ride ganha a cada ano reconhecimento e atravessa fronteiras. Na atualidade, os praticantes da modalidade costumam até comparar o evento com as principais corridas do mundo, apelidando a ultramaratona de “Giro de Itália do MTB”.
Cobertura online – Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook. Largadas, chegadas e as cerimônias de premiação serão exibidas pela equipe de mídia da principal ultramaratona de mountain bike das Américas.
Sobre a Brasil Ride
A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.