Misto de farol e lanterna de segurança, acessório da marca estadunidense conta com 5 tipos de iluminação diurna e noturna, boa autonomia e potência de 800 lumens
Faróis e lanternas para bicicletas são acessórios essenciais para a segurança, seja de dia ou à noite. Pesquisas mostram que o uso de iluminação diurna em bicicletas é ainda mais eficaz no aumento da visibilidade do que as tradicionais roupas coloridas utilizadas pelos ciclistas.Por isto, a especialista em acessórios Bontrager, marca satélite da Trek Bikes, criou uma extensa linha de faróis e lanternas de segurança para uso diurno e noturno baseado no conceito To See / To Be Seen (Ver e Ser Visto), onde o sistema de iluminação ideal serve não apenas para facilitar a visualização de perigos a nossa frente, mas também proporcionar a visibilidade necessária para que motoristas nos vejam a uma distância segura, evitando acidentes.
Entre os faróis da marca que utilizam este conceito, destaca-se o Ion 800 R, modelo que conta com, como seu nome deixa explícito, 800 lumens de potência, com luminosidade equivalente a uma lâmpada halógena utilizada em faróis automotivos, apesar de seu pequeno tamanho.
Discreto e de fácil instalação, o Bontrager Ion 800 R possui 5 modos de operação, sendo três como farol (To See) e dois como sistema de iluminação de segurança (To Be Seen):
Modo | Potência (em lumens) |
---|---|
Farol Alto | 800 |
Farol Médio | 450 |
Farol Baixo | 200 |
Flash Noturno | 50 + 150 |
Flash Diurno | 300 |
De acordo com o fabricante, em seu modo flash diurno, o Ion 800 R pode ser visto a mais de 1,5km de distância.
Tamanho, peso e instalação – Uma das vantagens que achei no Ion 800 R em relação aos seus concorrentes foi seu pequeno tamanho e baixo peso, que não ocupa espaço no guidão nem interfere em sua dirigibilidade. Com cerca de 100mm x 30mm x 300 e o peso de 145 gramas (incluindo sua abraçadeira), o farol da Bontrager pode ser instalado rapidamente, sem a necessidade de ferramentas.
Construída em silicone, caso necessário a abraçadeira do Ion 800 R pode ser ajustada por meio de uma chave philips, tornando-a compatível com guidões de 22.2 a 35mm de diâmetro. Um prático sistema de engate rápido com trava permite que o farol seja removido de seu suporte, o que facilita sua retirada quando a bike vai ser estacionada em um paraciclo.
Pedalando com a Ion 800 R – Depois de mais de três meses utilizando o farol, concluí que trata-se realmente de um produto excepcional, que cumpre com louvor a função que lhe foi conferida. De dia, seu modo flash chama a atenção de motoristas e pedestres mesmo à distância e durante a noite permite uma visibilidade que dificilmente conseguiríamos com um conjunto comum de LEDs vendidos no mercado. O que mais ouvi durante minhas pedaladas em grupo foi a frase “nossa, esse seu farol é bom mesmo, onde posso comprar um desse?“.
Em trilhas noturnas, seu feixe de luz de 270 graus fez uma enorme diferença, permitindo visualizar obstáculos com uma boa margem de segurança, embora eu tenha sentido falta de uma maior autonomia no modo farol alto.
Um detalhe incômodo não passou despercebido: quando utilizei o farol em terrenos irregulares, notei uma estranha vibração no interior do mesmo, que causava um ruído baixo, mas particularmente irritante durante minhas pedaladas no péssimo asfalto de Brasília. Pesquisando em fóruns especializados na Internet, descobri que este problema tem ocorrido em vários faróis da linha e deve-se ao fato de sua bateria ficar parcialmente solta em seu interior.
Embora a solução encontrada por muitos seja relativamente simples (desmontar a bateria e envolvê-la em fita isolante), achei prudente não violar a garantia do produto. Espero que nas próximas edições a Bontrager resolva o problema.
Outro problema chato é sua tomada micro USB, localizada em um nicho profundo na parte inferior do farol. Projetada para evitar a entrada de umidade em seu interior (como todo bom farol, o Ion 800R é resistente a água), a entrada acaba por dificultar um pouco a conexão do cabo de alimentação.
Autonomia – Um dos grandes destaques do farol da Bontrager é sua grande autonomia de uso, que durante nosso teste chegou a superar em algumas situações a divulgada pelo fabricante:
Modo | Autonomia (especificada pelo fabricante) | Autonomia (comprovada no teste) |
---|---|---|
Alto | 1,75 horas | 1,5 horas |
Médio | 3 horas | 3 horas |
Baixo | 6,75 horas | 5 horas |
Flash noturno | 22 horas | 24 horas |
Flash diurno | 20 horas | 24 horas |
Indicador de carga – Um recurso particularmente interessante da Ion 800 R é seu indicador de carga, através de um LED localizado em seu botão de acionamento. Quando totalmente carregado, o botão mantém-se em uma cor verde, que muda para a cor vermelha quando a carga da bateria encontra-se em sua reserva:
Cor do botão | Carga da bateria |
---|---|
Verde | Mais que 25% |
Vermelha | Entre 10 a 25% |
Vermelha piscando | Menos que 10% |
Conclusões – Trata-se, sem dúvida, de um produto de altíssima qualidade, cujos pequenos ‘defeitos’ não desabonam seu uso. O farol da Bontrager cumpre com louvor seu papel, tornando as pedaladas urbanas muito mais seguras e desenvolvendo em mim o hábito de utilizar a iluminação como item de segurança não apenas a noite, mas também durante o dia. Desde que comecei a utilizar o Ion 800 R, tornei-me um grande incentivador o uso deste tipo de acessório em quaisquer condições de luminosidade.
O único porém que pode desanimar a compra do Bontrager Ion 800 R é seu preço: No Brasil, o farol é comercializado pelo preço de R$ 950,00, o que o torna inviável para um grande número de ciclistas.
Uma alternativa a um preço mais baixo seria a aquisição dos modelos Ion 700 R (700 lumens) por 869 reais e o 350 R, por 375 reais, disponíveis para venda nos revendedores Trek Bikes.
Farol Bontrager Ion 800 R
Potência
Autonomia
Versatilidade
Instalação
Preço
Ótimo
Pequeno, potente e versátil, seria a escolha perfeita se o preço não assustasse...
Pontos positivos
- Grande autonomia de uso e recarga rápida via USB;
- Potência acima da média;
- 5 modos de iluminação, para uso diurno e noturno;
- 270 graus de visibilidade;
- Fácil instalação, sem a necessidade de ferramentas;
- Tamanho compacto.
Pontos negativos
- Bateria solta no interior do farol pode produzir ruído quando se pedala em terrenos irregulares;
- Preço alto!