Ferramenta de treinamento promete aumentar a confiança, o equilíbrio e a técnica de tranposição de obstáculos em bicicletas de mountain bike através de exercícios de repetição em uma plataforma instável
Aumentar o rendimento sobre uma bicicleta nas trilhas não é uma questão apenas de condicionamento físico e resistência. Asim como em outras disciplinas do ciclismo, a técnica específica é um dos fatores fundamentais para transpor os obstáculos com precisão e segurança e este atributo só é obtido através de treinamento constante.Foi para facilitar a vida não apenas dos neófitos, mas também aprimorar a técnica de ciclistas profissionais, que o preparador físico estadunidense Lee McCormack desenvolveu o RipRow, uma curiosa plataforma instável de treinamento que possibilita melhorar qualidades como equilíbrio, coordenação motora e confiança, além do fortalecimento da musculatura e do core.
Construído sobre uma base intencionalmente instável, que oscila lateralmente, o RipRow conta com um simulacro de bicicleta, totalmente ajustável para adequar-se a ciclistas de vários tamanhos.
Dois amortecedores de resistência variável permitem ajustar o índice de movimentação da ‘bicicleta’ e emular os diversos movimentos que ocorrem naturalmente quando pedalamos em trilhas, de forma possibilitar corrigir a postura e a movimentação corporal, aumentando assim o equilíbrio e a técnica.
De acordo com McCormack, que é especialista em treinamento MTB, a nova ferramenta permite a ciclistas aprender mais sobre a técnica ao mesmo tempo em que trabalham para aumentar a força e o equilíbrio. Para o criador do RipRow, o que diferencia um bom mountain biker dos ciclistas comuns são uns poucos padrões de movimento universal, que o aparelho foi desenvolvido para simular.
Atualmente, McCormack já possui três vídeos de treino em seu website para ser utilizado em conjunto com o RipRow. Ao todo, serão produzidos oito vídeos, cada um para um tipo de movimentação diferente.
De acordo com o fabricante, as plataformas de treinamento RipRow estão sendo construídas em Boulder, no estado norte-americano do Colorado e os primeiros exemplares deverão ser disponibilizados a partir de dezembro, ao preço de 1.199 dólares.